A formação histórica do atual Estado do Rio Grande do Sul está intrinsecamente relacionada à questão fronteiriça existente entre os domínios das duas coroas Ibéricas na América meridional. Desde o século XVIII, esta região foi cenário de constantes disputas territoriais entre diferentes agentes sociais. Atritos que não estiveram restritos apenas às lutas travadas entre luso-brasileiros e hispano-americanos pelo domínio do Continente do Rio Grande. (Eduardo Santos Neumann, "A fronteira tripartida", Luiz Alberto Grijó (e outros). Capítulos de História do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004, p. 25. Adaptado). a) Caracterize a "questão fronteiriça", mencionada no texto acima. b) Quais são as principais diferenças e semelhanças entre a organização socioeconômica do Rio Grande colonial e a de regiões açucareiras, como Bahia e Pernambuco, na mesma época?
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
a. Em 1977 foi assinado o Tratado de Madrid. O mesmo determinou que a Espanha cederia a Portugal a região dos Sete Povos das Missões, onde atualmente pode-se encontrar o Rio Grande do Sul. Entretanto, os Jesuítas recusaram-se a obedecer tal acordo, gerando uma guerra abrangente na região.
b. Acerca do contexto em questão, pode-se destacas as inconfidências mineira e baiana, que são marcadas pela ausência de uma lógica voltada para uma unidade nacional.
andersonnsantos:
em 1700 foi assinado o tratado de madrid, que determinava que determinava que os espanhois ficariam com a colonia do sacramento e os portugueses ficariam com os 7 povos das missões
Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/24427420#readmore
Perguntas interessantes