a formação dos povos africanos
Soluções para a tarefa
Voltar
Formação da cultura africana: Alma de um povo
Formação da cultura africana: Alma de um povo PEDAGOGIA
Entre 25 de novembro de 1884 e 16 de fevereiro de 1885 realizou-se a Conferência de Berlim que mudaria a história do povo africano.
Esta conferência dividiu arbitrariamente o continente africano, desconsiderando os diferentes grupos étnicos, bem como idiomas e culturas distintas, o que fez, em muitos casos, com que grupos inimigos entre si fosse unidos em um mesmo território.
Desse modo, um mesmo grupo ficou espalhado por várias nações, gerando alterações na consciência nacional. Foi essa divisão que definiu a geografia atual, ou seja, foram mais de trinta anos de processo de independência, bastante sangrento por sinal. Porém, mesmo após a libertação das colônias pouco ou nada mudou para a população que já havia sofrido com guerras civis e miséria.
As barreiras sociais eram imensas. O negro ainda era visto como um ser inferioridade, enquanto o branco era superior em todos os sentidos. A situação econômica era precária: enquanto uma diminuta parcela da população pertencente à elite africana se dava ao luxo de consumir sem controle, fato que contribuiu para o aumento da fome, o restante da população morria na miséria.