A formação do conceito de número é um processo longo e complexo, ao contrário do que pensava até há pouco tempo, quando o ensino de números privilegiava o reconhecimento dos numerais.
Com base nesta afirmação leia e analise as afirmativas abaixo e classifique-as em verdadeiras ou falsas.
I- Vergnaud, ao provar a Teoria dos campos Conceituais, destaca que quando a criança aprende a contar também aprende números, quantidades e representações simbólicas para essas ideias.
II- Piaget argumenta que o número se organiza por etapa de acordo com a elaboração gradual dos sistemas de inclusão (hierarquia de classes lógicas) e de ordem (séries qualitativas), construindo, assim, a série dos números como síntese operatória da classificação e da seriação.
III- Os princípios lógicos matemáticos da correspondência termo a termo, classificação, inclusão, seriação e conservação são imprescindíveis para a construção do número pela criança.
IV- Lorenzato defende que o número não é uma ideia mental complexa.
V- Segundo Borges, a formalização das operações matemáticas, tal como se tem hoje, é produto de um longo processo de sistematização, da passagem do plano das ações para a interiorização simbolizada dessas operações.
V, V, V, F, V
V, V, V, V, V
F, F, F, V, V
V, F, V, F, F
F, F, F, F, F
Soluções para a tarefa
Respondido por
34
Olá,
Verdadeiro. Na Teoria dos campos Conceituais de Vergnaud a criança também aprende a simbologia dos números ao aprender a contar.
Verdadeiro. Para Piaget o número se organiza por etapas, possuindo uma hierarquia de classes lógicas de séries qualitativas.
Verdadeiro. É indispensável que se aprendam os princípios lógicos matemáticos da correspondência termo a termo, classificação, inclusão, seriação e conservação.
Falso. Lorenzo acredita que o número é uma ideia mental complexa, tanto é que apenas os seres humanos foram capazes até então de construir o conhecimento matemático.
Verdadeiro. A formalização das operações matemáticas se deu devido a um longo processo de sistematização.
Sequência correta: V, V, V, F, V.
Perguntas interessantes