A formação de professores é um tema de grande importância quando se debate a qualidade da educação ofertada aos cidadãos. Não há como desconsiderar que, se a qualidade de ensino de uma instituição decorre, entre outros fatores, dos resultados da aprendizagem de seus alunos, a formação dos professores também é questão determinante. Objeto de contínua atenção, a formação docente tem impulsionado, entre outros, a implementação de políticas públicas e o desenvolvimento de pesquisas, sendo um dos temas centrais debatidos pelo movimento sindical dos professores no Brasil e na América Latina. No entanto, esse importante tema manifesta uma realidade contraditória, pois, se de um lado, se destaca a necessidade e importância dessa formação, de outro, ainda se questiona a qualidade do ensino ofertado por muitas das instituições formadoras. Essa situação, sem dúvida, exige repensar a formação – e aprimoramento – profissional que se desenvolve em dois momentos: na formação inicial e na formação continuada.
Com base nas suas leituras e reflexões ao longo da disciplina, redija um texto reflexivo, entre 10 e 15 linhas, pontuando as características sobre a formação inicial de professores:
Soluções para a tarefa
Olá!
A formação inicial de professores tem sido cada vez mais dinamizada, uma vez que as demandas educacionais tem sido diferenciadas.
Dessa forma, é importante que o professor mantenha-se sempre atualizado frente às novas propostas, de forma a estar constantemente se capacitando, e qualificando a sua didática, de forma a promover uma melhor experiência educacional na construção da formação dos alunos.
A formação inicial corresponde à formação adquirida pelo professor
na graduação, nos cursos de licenciatura oferecidos por instituições
públicas e privadas, que devem garantir o conhecimento prático e teórico
básico para o exercício da atividade docente ou organização pedagógica
da escola. Os sistemas de ensino precisam ter uma preocupação
generalizada com a formação dos professores, que deve ser uma política
de estado.
A formação continuada, por sua vez, é dever dos sistemas de
ensino. Essa determinação está explicitada no Artigo 67 da LDB
n. 9.394/1996 (BRASIL, 1996a); assim, estados e municípios devem garantir o aprimoramento contínuo dos professores que integram seus
sistemas de ensino. Essa formação terá um caráter de aprimoramento e
atualização profissional, inclusive no próprio horário de trabalho.