A formação de leitores requer o empenho de inúmeros esforços para ser superado e a escola tem grande responsabilidade nisso. Há, na contemporaneidade, um amplo esforço de alguns setores para a formação de leitores. Por meio das diversas avaliações aplicadas com os alunos, entretanto, constata-se que as escolas brasileiras, em sua maioria, têm fracassado no cumprimento dessa missão. O professor em formação inicial precisa ter uma concepção de leitura diferente daquela que entende que ler é apenas decifrar letras. É preciso que esse futuro profissional da educação se empenhe não apenas em conhecer as pesquisas acerca da leitura, mas que ele mesmo invista tempo e energia para desenvolver suas habilidades leitoras. Para que a escola cumpra com a sua responsabilidade de contribuir para a formação de leitores proficientes, é necessário que o professor: Escolha uma: a. Conheça a gramática normativa com profundidade, tenha pleno domínio da língua culta, das infalíveis técnicas de ensino da língua portugue
Soluções para a tarefa
B. Seja leitor, desenvolva práticas significativas em sala de aula e domine um bom repertório de textos, pesquisando e atualizando-se continuamente, a fim de oferecer materiais de qualidade para o grupo de aluno.
A prática da leitura deve ser incentivada na escola. A gramática é importante para o aprendizado, mas a mesma não deve ser usada somente como critério para a avaliação do ensino.
O professor deve adotar medidas estratégicas para incentivar os alunos a leitura, sendo assim, trazendo textos interessantes, que apresente um diálogo que seja mais próximo dos alunos, além de um nível que eles estejam habituados.
É claro que não precisa ser textos extremamente fáceis, mas também não precisa ser tão complexo. Faz-se necessário um equilíbrio.
Abraços!