a formação de grandes cadeias montanhosas do mundo, também chamados desdobramentos modernos, como os Andes e o Himalaia, estão associados a quais movimentos tectônicos. Explique.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Movimento de convergência (ou colisão) tectônica
Explicação:
O planeta possui uma diferença "geotérmica" (de calor entre as diferentes camadas geológicas como crosta, manto...) que permite que haja um movimento de convecção no material geológico interno que compõe a terra. O manto é mais quente e plástico enquanto a crosta (placas tectônicas) são mais frias e rigidas. O movimento de convecção faz com que a crosta se movimente sobre parte do manto, definindo um movimento das placas tectônicas.
Justamente esse movimento que faz com que, em algumas regiões do mundo, haja a colisão dessas placas, gerando varios processos geológicos como magmatismo e vulcanismo, acomodação de blocos tectônicos devido as forças associadas ao movimento gerando terremotos e principalmente, levantamento de grandes cadeias de montanhas que conhecemos como desdobramentos modernos. No caso da cordilheira andina, é um resultado entre a colisão de uma placa oceânica e uma placa continental, enquanto no caso da cordilheira himalaiana, é a colisão de uma placa continental com uma placa continental.