A formação das sociedades modernas preocupava Durkheim, pois esse via na especialização do trabalho, ou seja, que a divisão técnica do trabalho na sociedade industrial e a especialização das tarefas dos trabalhadores levava ao enfraquecimento da coesão social e o aumento da individualidade. Segundo o autor, qual era o efeito desta nova organização do trabalho na sociedade industrial sobre o comportamento social?
Soluções para a tarefa
O sociólogo francês Émile Durkheim acreditava que a divisão técnica do trabalho na sociedade industrial influenciava o comportamento social por conta dos efeitos da consciência coletiva.
O que é consciência coletiva para Durkheim?
Durkheim acreditava que a sociedade exerce uma força poderosa sobre os indivíduos. As normas, crenças e valores das pessoas compõem aquilo que ele chama de “consciência coletiva”.
A consciência coletiva consiste em uma forma compartilhada de entendimento e comportamento no mundo, unindo os indivíduos e criando a integração social. Para Durkheim, a consciência coletiva foi crucial para explicar a existência da sociedade uma vez que ela produz a sociedade e a mantém unida.
Ao mesmo tempo, a consciência coletiva também é produzida pelos indivíduos através de suas ações e interações. A sociedade para Durkheim seria um produto social criado pelas ações dos indivíduos que então exercem uma força social coerciva de volta sobre esses indivíduos.
Aprenda mais sobre Durkheim em: https://brainly.com.br/tarefa/756828
#SPJ4