A formação das nações americanas do Hemisfério Norte e do Hemisfério Sul se processou a partir de relações históricas distintas e, desse modo, desenhou sociedades cujos valores culturais e sociais assumiram perspectivas políticas variadas e diversas. Entretanto, é possível estabelecer entre elas alguns pontos comuns com relação ao seu processo histórico e às ideias matrizes vindas da Europa. Levando em conta, a afirmação acima,a) indique o movimento de ideias que foi comum às duas regiões, tanto ao Norte quanto ao Sul, no que diz respeito aos processos de independência, e explique uma diferença nos seus processos de formação de estados nacionais, tomando como referência a expansão europeia dos séculos XVI e XVII; b) explique o significado de "destino manifesto", presente na formação dos Estados Unidos da América a partir de 1776.
#UFF
Soluções para a tarefa
Respondido por
11
A – Tanto o Norte como o Sul tinham ideais de emancipação, influenciados pela doutrina iluminista, que pregava a liberdade e igualdade entre os homens, mesmo que não fosse entre todos os homens e a escravidão continuasse a existir.
B – O “destino manifesto” era a crença em que as terras da América eram destinadas por Deus aos colonizadores e que, por isso, eles poderiam explorá-las e perseguir indígenas para se apropriar das terras.
Perguntas interessantes