“A formação das identidades culturais e étnicas é um processo histórico e social produzido nos embates de poder e força entre as etnias existentes. No decorrer da história brasileira, houve, acompanhando as tendências internacionais, o favorecimento de algumas etnias. Além disso, ocorreu a construção de representações simbólicas que favorecem tais etnias e, ao mesmo tempo, desqualificam e inferiorizam todas as demais, produzindo grandes desigualdades sociais e raciais” (BES, Pablo Rodrigo. Sociedade, cultura e cidadania. Porto Alegre: Sagah, 2018, p. 05). Diante de tal contexto é possível afirmar que a. As identidades sociais são construídas historicamente, mas não houve favorecimento de algumas etnias em detrimento de outras b. Indivíduos pertencentes a grupos sociais historicamente inferiorizados são vítimas de preconceito e isso deve ser combatido por meio da educação. c. Não existem indivíduos pertencentes a grupos sociais historicamente inferiorizados d. O preconceito racial é uma falácia de grupos e movimentos sociais que não concordam com intervenções políticas dos grupos dominantes e. Historicamente não houve desigualdade na construção de estereótipos que fossem negativos e prejudiciais para a relação entre as pessoas
Soluções para a tarefa
A alternativa correta sobre o tema das identidades culturais e seu processo histórico é: "b. Indivíduos pertencentes a grupos sociais historicamente inferiorizados são vítimas de preconceito e isso deve ser combatido por meio da educação".
Para isso, é preciso compreender o tema da discriminação e do preconceito, em uma análise do processo histórico brasileiro.
Preconceito e discriminação no Brasil.
O preconceito e a discriminação podem ser compreendidos enquanto medidas aumentam a desigualdade entre os indivíduos, por meio de justificativas ligadas à seu pertencimento étnico, afetando a efetividade da cidadania.
Dentro do processo histórico brasileiro, a discriminação racial promoveu uma profunda desigualdade étnica, problema esse que a educação é componente fundamental para a mudança.
Para mais sobre discriminação, leia: https://brainly.com.br/tarefa/26712273
#SPJ1