A formação da taxa de empréstimos está relacionada com o valor do custo do dinheiro no tempo. A empresa que necessita de recursos tem que entender o quanto custa o seu dinheiro e quanto custará para buscar esses valores junto às instituições financeiras. Referente aos custos envolvidos nas operações de empréstimos, analise as afirmativas a seguir: I – A formação da taxa de empréstimos varia de acordo com a curva de juros futuros do mercado. II – A análise do risco do tomador de empréstimo influencia na formação da taxa de juros. III – A formação da taxa de empréstimo depende exclusivamente do spread bancário. Está(ão) correta(s): A. Apenas a afirmativa I. B. Apenas a afirmativa II. C. Apenas a afirmativa III. D. Apenas as afirmativas I e II. E. As afirmativas I, II e III.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Apenas as afirmativas I e II.
Por que esta resposta é a correta?
O prazo da operação influencia na taxa, conforme expectativa dos juros futuros de mercado. Ainda se tem a análise do risco do cliente tomador do empréstimo. Caso esse tenha risco de inadimplência, consequentemente, a taxa será mais elevada do que clientes que têm esse risco baixo. Quanto aos componentes de spread (diferença entre a taxa de empréstimo e de captação), veja que eles influenciam na taxa de empréstimos, porém, não exclusivamente, e sim em conjunto com outras variáveis
Explicação passo-a-passo:
Resposta:
Apenas as afirmativas I e II.
Explicação passo a passo:
O prazo da operação influencia na taxa, conforme expectativa dos juros futuros de mercado. Ainda se tem a análise do risco do cliente tomador do empréstimo.