História, perguntado por felixlino, 1 ano atrás

A formação da sociedade brasileira tem peculiaridades. O encontro entre os elementos que formaram o Brasil expressa em nosso cotidiano a sua presença.
A cultura brasileira é predominantemente ocidental. Aqui, diferente do que ocorreu em boa parte da América, o quisto étnico impediu a miscigenação de valores. Os elementos éticos, que são condutores da vida social, têm a contribuição determinante e praticamente exclusiva da nação portuguesa.



No Brasil, o processo de discriminação racial impediu o encontro entre os elementos ocidentais e africanos. Com mais intensidade se fundiram os valores indígenas e ocidentais cristãos.



A estratificação social marcada pela escravidão no Brasil manteve-se por muito tempo. Ficou marcante na vida no presente quando percebemos a pouca miscigenação entre brancos e negros. O percentual pequeno de "mulatos" é o resultado de uma segregação intensa com aqueles que foram escravizados por um longo período.



A mistura, a miscigenação é uma característica da formação brasileira. Ela é intensa e se expressa em nosso cotidiano. Há um resultado deste encontro em nossa cultura. O que a citação acima demonstra é o quanto nosso comportamento expressa esta construção, que é resultado de elementos das civilizações formadoras do Brasil.



A presença de valores indígenas na religiosidade brasileira é uma expressão do predomínio dos nativos na composição social. Mesmo não sendo o colonizador, os indígenas foram determinantes na multiplicação da população brasileira, logo, também, em sua construção cultural.

Soluções para a tarefa

Respondido por millebanaglia
3
Correta: A mistura, a miscigenação é uma característica da formação brasileira. Ela é intensa e se expressa em nosso cotidiano. Há um resultado deste encontro em nossa cultura....


felixlino: obrigado!
Perguntas interessantes