História, perguntado por wagnerwlcovrwkd, 1 ano atrás

A formação brasileira tem suas peculiaridades aos demais movimentos de formação nacional na América Latina. A transferência da Corte Portuguesa é seu aspecto marcante. A implantação no Brasil do Estado lusitano. Porém, um aspecto curioso do Estado que se transplanta de Portugal é o discurso do progresso, da nação do futuro. A idealização do país “gigante pela própria natureza ” que nunca se realiza. Esta retórica do “país do futuro” é uma constante no discurso do poder.

O Marquês de Pombal já buscava este objetivo, ao implantar medidas que gerassem uma maior produtividade e arrecadação dentro dos limites dos territórios comandados por Portugal. Administrar as terras teria uma orientação prática. O incentivo aos estudos das ciências exatas e técnicas nas reformas educacionais que Pombal promoveu expressa isso. A expulsão dos jesuítas, considerados uma ameaça aos interesses nacionais portugueses, foi uma das expressões do racionalismo e produtividade buscados por Pombal e mantidas no governo de D. João VI.
AGUIAR, G. Antropologia Cultural. Maringá: Unicesumar, 2016, p. 224-225.

Esta retórica do progresso, do desenvolvimento da nação que se tornará uma potência do futuro é uma tradição. Como ela se expressou ao longo da história e no comportamento da sociedade brasileira? Julgue, sobre este tema, as afirmativas que tentam responder a esta questão e assinale, na sequência, a alternativa correta.

1. A citação demonstra que, desde o período colonial, há o discurso do progresso implantado de forma autoritária. Planos de desenvolvimento econômico associados a medidas de reforma educacional e de caráter nacionalista.

2. O autoritarismo das mudanças visando, segundo o discurso oficial, o progresso econômico demonstra a dificuldade de uma ação democrática e representativa para dar impulso à economia do país.

3. Apesar de ser uma constante, o progresso sempre se realizou. O Brasil sempre viveu o crescimento econômico que o destaque internacionalmente como uma das maiores economias mundiais. Percebemos, na atualidade, o quanto um ambiente de crise mundial pouco afeta a economia nacional.

4. A forma autoritária como se constituiu o Estado Nacional brasileiro, se remontarmos à transferência da corte portuguesa e a permanência da monarquia como forma de governo, temos a dimensão de que o poder é mantido através de medidas que beneficiam uma minoria social e garante a permanência da desigualdade econômica.
ALTERNATIVAS



Somente as afirmativas 1, 2 e 3 estão corretas.



Somente as afirmativas 2, 3 e 4 estão corretas.



Somente as afirmativas 1, 2 e 4 estão corretas.



Somente as afirmativas 1, 3 e 4 estão corretas.



Todas as afirmativas estão corretas.

Soluções para a tarefa

Respondido por YamchaSSJ
2
A resposta correta é a letra C.
1,2 e 4
Perguntas interessantes