A forma e no conteúdo, "Wall-E" é o longa-metragem mais ousado da Pixar. Em um universo de animações verborrágicas, que usam as vozes de grandes estrelas como chamariz publicitário, a produtora oferece um filme praticamente mudo, com apenas dez ou 15 minutos de diálogos em seus 97 de duração, cujas principais referências são o cinema de Charles Chaplin e Buster Keaton. E, em um movimento paradoxal (já que foi recentemente adquirida pela gigante Disney), a Pixar faz sua mais contundente crítica às grandes corporações, à sociedade de consumo e ao lixo que ela produz. No futuro distante, quando os humanos abandonaram a Terra, o antiquado e solitário robô Wall-E passa os dias limpando os destroços deixados para trás pela megacorporação Buy N Large, que dominava o mundo. Até que a avançada robozinha Eva surge do espaço para procurar sinais de vida no planeta e desperta a paixão de Wall-E, sentimento que ele aprendeu assistindo ao musical "Alô, Dolly!" (1969). Quando encontra uma muda de planta, Eva decide ir embora, e Wall-E a segue até uma gigantesca nave espacial que abriga os sobreviventes da raça humana, pessoas obesas que vivem comendo junk food sentadas em poltronas voadoras -uma das mais assustadoras visões do futuro humano já criadas pelo cinema. Dirigido por Andrew Stanton, "Wall-E" talvez não tenha a mesma perfeição na carpintaria do roteiro e no timing cômico e dramático de "Toy Story" (1995) e "Procurando Nemo" (2003). Mas é o mais forte longa da Pixar desde este último, superior a "Carros" (2006) e "Ratatouille" (2007) tanto pelos assombrosos avanços técnicos quanto pelo desejo de não se conformar em oferecer apenas o que o público supostamente quer. Incrível, mas a Pixar acertou mais uma vez.
1- A alternativa que contém inferência correta sobre o texto é:
a) A ousadia da animação da Pixar se deve à utilização de técnicas verborrágicas e à produção caprichada para representar um futuro apocalíptico
b) Na analogia eu se faz com outros desenhos animados produzidos pelo estúdio, pode-se constatar que “Wall-E” impressiona pelo uso de efeitos especiais, mas decepciona no que diz respeito à eficiência da veia cômica
c) A crítica à sociedade de consumo vem representada pela personagem Eva, uma alusão Á figura bíblica, que desperta a paixão do carismático protagonista
d) A mensagem ecológica da animação da Pixar decorre exclusivamente da presença da mega corporação Buy N Large, responsável pela destruição do Planeta Terra
e) No enredo de “Wall-E”, os humanos abandonam a Terra e vivem em uma colônia espacial porque o planeta se transformou num imenso lixão
2- Em “.. tanto pelos assombrosos avanços técnico, quanto pelo desejo de não se conformar em oferecer apenas o que o público supostamente quer ver”, os termos detacados tem paralelismo que pode ser substituído, sem alteração de sentido, por
a) Quer pelos assombrosos / quer pelo desejo
b) Ora pelos assombrosos / ora pelo desejo
c) Não só pelos assombrosos / não só pelo desejo
d) De um lado pelos assombrosos / Por outros pelo desejo
e) Seja pelos assombrosos / ou pelo desejo
3- O que explica o movimento paradoxal mencionado no texto é
a) A criação de um futuro sombrio
b) A crítica às grandes corporações
c) A presença do alerta ambiental
d) A crítica à indústria fast food
e) A humanização do robô
4- No último parágrafo, o autor da resenha menciona, sem explicar, “o que o público supostamente quer ver”. Considerando o texto como um todo, pode-se deduzir, então, que “Wall-E” pode não agradar ao espectador mais tradicional. A característica do filme que evidencia uma inovação arriscada da trama é
a) A quase ausência de diálogos
b) A representação dos humanos como criaturas gordas e preguiçoas
c) O cenário inóspito, pós-apocalíptico, de ficção científica
d) A caracterização do robô como uma lata velha enferrujada
e) A presença do sentimentalismo do robô apaixonado
Soluções para a tarefa
1- A alternativa que contém inferência correta sobre o texto é:
E) No enredo de “Wall-E”, os humanos abandonam a Terra e vivem em uma colônia espacial porque o planeta se transformou num imenso lixão.
Corrigindo os outros itens:
a) A ousadia da animação da Pixar está no fato de o filme ser quase mudo, em vez de verborrágico, como são a maioria das animações.
b) O filme é eficaz também em relação à veia cômica, visto que se inspira no cinema de Chaplie e Keaton.
c) A crítica à sociedade de consumo vem representada pelo planeta inabitado e transformado num lixão e pela mega corporação Buy N Large.
d) A mensagem ecológica da animação da Pixar decorre também da forma exagerada e inconsciente de como os seres humanos consomem.
2- Em “.. tanto pelos assombrosos avanços técnicos, quanto pelo desejo de não se conformar em oferecer apenas o que o público supostamente quer ver”, os termos destacados tem paralelismo que pode ser substituído, sem alteração de sentido, por:
c) Não só pelos assombrosos / não só pelo desejo
> A locução "tanto...quanto" expressa adição. Por isso, não podemos usar as locuções alternativas ("quer...quer", "seja...seja", "ora...ora"). Nem locução opositiva ("de um lado... por outro").
3- O que explica o movimento paradoxal mencionado no texto é:
b) A crítica às grandes corporações
> O fato de o filme fazer uma crítica às grandes corporações se opõe ao fato de pertencer a uma grande empresa, como a Disney.
4- A característica do filme que evidencia uma inovação arriscada da trama é:
a) A quase ausência de diálogos
> Talvez a maior ousadia do filme seja o fato de ser quase mudo, pois a maioria dos filmes recentes, principalmente para crianças e jovens, costumam ser muito verborrágicos, ter muitas falas.
1- A alternativa que contém inferência correta sobre o texto é a letra e) No enredo de “Wall-E”, os humanos abandonam a Terra e vivem em uma colônia espacial porque o planeta se transformou num imenso lixão
2- A alternativa correta sobre uma alternativa para o termo destacado no trecho sem que haja alteração de sentido é a letra c) Não só pelos assombrosos / não só pelo desejo
3- O que explica o movimento paradoxal mencionado no texto está corretamente apontado na letra b) A crítica às grandes corporações
4- A característica do filme que evidencia uma inovação arriscada da trama está corretamente apontada na letra a) A quase ausência de diálogos
1- O filme infantil/de comédia "Wall-e", lançado em 2008, se passa em uma hipotética situação futura, onde a humanidade teria abandonado o planeta Terra após esgotar com os recursos naturais existentes na mesma, fazendo com que o planeta se tornasse inabitável.
Os humanos partem para viver em uma enorme nave, onde é possível habitar e sobreviver, enquanto deixam robôs no planeta para que realizassem a limpeza das cidades. Ou seja, o plano dos seres humanos era voltar para a Terra em determinado período, quando se tornasse possível habitar o local novamente.
2- Os termos destacados no trecho “... tanto pelos assombrosos avanços técnico, quanto pelo desejo de não se conformar em oferecer apenas o que o público supostamente quer ver”, ou seja, as palavras "tanto" e "quanto", dão a ideia de adição.
As duas palavras são locuções conjuntivas aditivas, ou seja, possuem o objetivo de acrescentar alguma coisa ao que está sendo dito ou narrado.
O autor, ao utilizar as palavras "tanto" e "quanto" quer acrescentar a ideia de hipóteses, e essa ideia continua prevalecendo se forem substituídas pelos termos "não só", uma vez que eles também dão ideia de adição.
3- De acordo com o texto apresentado, é possível observar que o autor considera o filme "Wall-e" como sendo uma contundente crítica às grandes corporações, bem como à sociedade consumista e todo o lixo gerado por ela.
Para o autor, a Pixar acertou em cheio ao realizar o filme, e não somente pelos aspectos tecnológicos, mas por apresentar algo que possa gerar incômodo no telespectador.
O filme faz uma crítica ao fato de a sociedade consumir demais e acabar rapidamente com o planeta, por meio da extração de recursos de maneira indevida, bem como pela grande quantidade de lixo gerada.
4- Uma característica marcante do filme "Wall-e" é que ele possui pouquíssimos diálogos, uma vez que mostra em grande parte a vida solitária que um robô destinado a limpar a cidade leva, onde a sua única companhia é uma barata.
Essa característica é incomum em desenhos animados/infantis, e por isso foi uma inovação considerada arriscada, uma vez que não se sabia com certeza qual seria a reação do público.
Mesmo que o filme não tenha tanto diálogo, acabou sendo um sucesso, ficando marcado pela grande crítica realizada à nossa sociedade, alertando sobre o fato de que se deve repensar os nossos modos de vida o quanto antes, para que não seja tarde demais.
Veja mais sobre assuntos relacionados em:
https://brainly.com.br/tarefa/30028452
https://brainly.com.br/tarefa/12977205
https://brainly.com.br/tarefa/28271410
https://brainly.com.br/tarefa/45397755