A forma de organização política adotada pelas antigas civilizações se assemelha à forma que temos nos dias atuais? Justifique.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Não
Explicação:
Direi que, hoje, a relação política prostituiu-se. Um dos sentidos da palavra “prostituir”, no Dicionário Houaiss, é: conspurcar (princípios e ideais nobres e elevados), em troca de interesses puramente materiais; degradar(-se), corromper(-se). Infelizmente é assim que tem funcionado: o político se deixa usar, em troca de votos, pelos eleitores ávidos por favorecimentos pessoais, e, este mesmo eleitor usa o político, pois já tem consigo formada a ideia de que é para isso mesmo que ele serve. O político aceita essa posição por ser favorável à sua manutenção no poder. Forma-se um círculo vicioso que não deixa de ser degradante para ambos. E assim, de troca em troca, o interesse coletivo vai sendo deixado para trás, esquecido, os problemas vão se eternizando para, nas próximas eleições, novamente servirem de argumento para o tão já viciado jogo político.
Espero que tenha ajudado e bons estudos
Resposta:
Sim.
Explicação:
Podemos se dizer que sim, depois do sistema monárquico (absolutismo) não ter dado certo, povo queria ter influência na política também. Tudo começou com os parlamentos, um jeito do povo ter o que quer. Depois de toda a revolta e outros acontecimentos como: Revolução Francesa, Guerras Napoleônicas e Revolução Industrial, se deu a idade contemporânea, foi marcada pelo iluminismo, corrente filosófica que defende o primado da razão e o desenvolvimento da ciência como garantia de progresso civilizatório para a Humanidade. Até que há alguns anos, os país se tornaram independentes e criaram a república, atual forma de governo, a primeira república mundial começou na Grécia antiga, tanto que a base de como organizar o governo em três poderes foi uma ideia de um pensador da Grécia antiga.