"[...] a força de trabalho é mercadoria inteiramente especial, já que é a mercadoria cujo valor próprio de uso tem a propriedade peculiar de ser fonte de valor. Em outros termos, aquela mercadoria que é a força de trabalho não somente tem seu valor, mas também tem a propriedade de produzir valor. Com efeito, tendo comprado a força de trabalho, o possuidor dos meios de produção tem o direito de consumi-la, isto é, de obrigá-la a trabalhar, por exemplo, por doze horas; mas em seis horas (tempo de trabalho "necessário"), o operário cria produtos que são suficientes para cobrir as despesas com sua própria manutenção, ao passo que, nas seis horas restantes (tempo de trabalho "suplementar"), cria um produto que o capitalista não paga." (REALE & ANTISERI, 2005, p. 181). REALE, G.; ANTISERI, D. História da Filosofia: do Romantismo ao Empiriocriticismo. Volume 5. São Paulo: Paulus, 2005. O trecho acima se refere a uma das críticas que Marx tece ao analisar o trabalho no sistema capitalista. Assinale a alternativa que indica a alternativa correta com relação a isso. Escolha uma: a. Esse produto suplementar não pago pelo capitalista ao operário é aquilo que Marx chama de mais-valia. b. Marx aponta que esse trabalho não pago caracteriza um regime de escravidão. Incorreto c. Marx não consegue entender o motivo dos trabalhadores trabalharem mais. d. Trata-se de um trabalho desenvolvido como "hora-extra" e, portanto, posteriormente é feito um acerto. e. Esse trabalho extra desenvolvido pelo trabalhador lhe dá direito às férias.
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Esse produto não pago pelo capitalismo ao operário é aquilo que Marx chama de mais - valia.
pscarol2:
Esse produto suplementar não pago pelo capitalista ao operário é aquilo que Marx chama de mais-valia.
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Resposta:
AV2- FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
1 C- Indústria Cultural.
2 A- Para Marx, o homem pode viver humanamente, humanizando a natureza. O que distingue ele dos demais animais é o trabalho social, pois ele pode transformar a natureza, objetivar-se nela e humanizá-la.
3 C- Esse produto suplementar não pago pelo capitalista ao operário é aquilo que Marx chama de mais-valia.
4 D- Para Adorno, nada é mais urgente e necessário do que colocar a frente a meta de uma educação contra a barbárie.
5 B- Hegel salienta que a dialética não é exclusiva da filosofia, podendo ser usada em tudo.
Explicação:
CORRIGIDO PELO AVA
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