A folha de pagamento configura-se num dos gastos mais significativos do setor produtivo, tornando este um elemento de destaque e merecedor de atenção quando se trata de análise de custos.
Sobre a mão-de-obra, analise o contexto a seguir:
João, Pedro e Fabrício são amigos, e trabalham na indústria Limpex, onde executam trabalhos diferentes. A indústria possui várias linhas de produtos, e João é um operário que trabalha nas linhas dos produtos A, B, C e D. Sempre que João entra numa linha de produto, ele registra entrada, e quando sai, registra saída e, dessa forma, é possível medir quanto de seu tempo foi despendido em cada linha de produto. Pedro trabalha nas linhas de produto X e Y e, por serem linhas novas, ainda não existe medidor de tempo para os operários. Fabrício trabalha no setor de recursos humanos da empresa.
Analise as assertivas a seguir:
I. A mão-de-obra de João, associada a cada linha de produto com registro de tempo, é um custo direto.
II. A mão-de-obra de Pedro é um custo indireto.
III. A mão-de-obra indireta ocorre quando temos um mesmo funcionário trabalhando em mais de uma linha de produto, sem que exista uma forma de medição do tempo despendido em cada uma delas.
IV. O salário de João é um custo com mão-de-obra direta, e o salário de Fabrício é um custo com mão-de-obra indireta.
V. Se houvessem medidores de tempo nas linhas dos produtos X e Y, e também no recursos humanos, os salários dos três funcionários seriam custos com mão-de-obra direta.
Assinale a alternativa correta:
A Estão corretas somente as assertivas I, II, e III
B Estão corretas somente as assertivas I, III e IV
C Estão corretas somente as assertivas I, III e V
D Estão corretas somente as assertivas II, III e IV
E Estão corretas somente as assertivas II, IV e V
Soluções para a tarefa
Bom dia,
Antes de analisar as alternativas, vamos à alguns conceitos importantes:
Custo direto é aquele que pode ser alocado diretamente a um produto, como matéria prima, por exemplo.
Custo indireto é aquele custo que não pode ser alocado diretamente a um produto especificamente, precisando sofrer rateio.
Despesas são sacrifícios financeiros feitos para criação de receitas.
Analisando cada alternativa:
I - VERDADEIRO - A mão de obra de João pode ser mensurada isoladamente em cada produto e, por isso, é considerada como custo direto.
II - VERDADEIRO - Como não há medidores nas linhas de produção x e y, a mão de obra de Pedro precisa ser rateado entre os dois produtos, seguindo uma determinada base de rateio, portanto é um custo indireto.
III - VERDADEIRO - Quando não há forma de mensurar a quantidade de mão de obra alocada em um produto especificamente, é considerado um custo indireto.
IV - FALSO - O salário de Fabrício não é um custo indireto, já que não é empregado na linha de produção, o salário dele é considerado despesa administrativa.
V - FALSO - O salário de Fabrício continuará sendo despesa administrativa, pois mesmo com medidores, a mão de obra dele não é empregada no setor produtivo.