A fluordesoxiglicose (18F-FDG) é parente da glicose, só que marcada com o isótopo radioativo flúor-18, utilizada para os exames de tomografia por emissão de pósitrons. Após ser injetada na veia, ela é transportada pelo sangue atéascélulas,ondeelaéabsorvidaparasertransformada em energia. Só que diferentemente da glicose, a 18F-FDG entra na célula, mas não consegue ser transformada em energia, ficando "presa" dentro dela. As células que consomem mais energia vão absorver mais 18F-FDG e, portanto, vão ser fonte de maior radiação detectada pelo aparelho.
Disponível em: medicina.ufmg. Acesso em: 10 mar. 2018. (adaptado)
O radioisótopo do flúor-18 (18F) tem uma meia-vida de noventa minutos.
Considerando-se que uma massa inicial de 32 g de 18F-FDG foi administrada a um paciente para a realização de um exame de tomografia, após quantas horas restarão apenas 2 g desse radioisótopo no organismo desse paciente?
A 3,6 h B 4,0 h C 4,5 h D 6,0 h E 7,5 h
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Apos 6 horas restarao 2g desse radioisotopo, alternativa D) e a correta.
O tempo de meia-vida de um radioisotopo e o tempo transcorrido para que a massa caia pela metade devido a emissao de particulas radioativas. Tambem conhecido como periodo de semidesintegracao. O tempo de meia vida do elemento em questao e 90 minutos, sendo a amostra inicial de 32 gramas e a amostra final de 2 g, pode-se calcular quantas meias vidas se passaram atraves da formula:
Se passaram 4 tempos de meia-vida, um tempo de meia vida e de 90 minutos, entao se passaram 4 x 90 minutos = 360 minutos, o que equivale a 6 horas.
Portanto, apos 6 horas restarao 2g desse radioisotopo, alternativa D) e a correta.
Perguntas interessantes