A floresta virgem é o produto de milhões de anos que se passaram desde a origem do nosso planeta. Se for abatida, pode crescer uma nova floresta, mas a continuidade é interrompida. A ruptura nos ciclos de vida natural de plantas e animais significa que a floresta nunca será aquilo que seria se as árvores não tivessem sido cortadas. A partir do momento em que a floresta é abatida ou inundada, a ligação com o passado perde-se para sempre. Trata-se de um custo que será suportado por todas as gerações que nos sucederem no planeta. É por isso que ambientalistas têm razão quando se referem ao meio natural como um “legado mundial”. Mas, e as gerações futuras? Estarão preocupadas com essas questões amanhã? As crianças e os jovens, como indivíduos principais das futuras gerações, têm sido, cada vez mais, estimulados a apreciar ambientes fechados, onde podem relacionar-se com jogos de computadores, celulares e outros equipamentos interativos virtuais, desviando sua atenção de questões ambientais e do impacto disso em vidas no futuro, apesar dos esforços em contrário realizados por alguns setores. Observe-se que, se perguntarmos a uma criança ou um jovem se eles desejam ficar dentro dos seus quartos, com computadores e jogos eletrônicos, ou passear em uma praça, não é improvável que escolham a primeira opção. Essas posições de jovens e crianças preocupam tanto quanto o descaso com o desmatamento de florestas hoje e seus efeitos amanhã.
(SINGER, P. Ética Prática. 2 ed. Lisboa: Gradiva, 2002, p. 292)
É incorreto afirmar que o texto:
Escolha uma:
a.
aponta para uma questão histórico-social atual que influência a organização social e o pensamento dos indivíduos. Por se tratar de questões relacionadas ao desenvolvimento tecnológico e econômico, a ética não deve interferir conferindo julgamentos de justo e injusto, prudente e imprudente, certo ou errado, digno e indigno com relação ao progresso econômico.
b.
aponta para uma reflexão ética holística capaz de fornecer pressupostos para pensar o desenvolvimento social, econômico, cultural e político que leve em conta o futuro da humanidade.
c.
evidencia a dupla face desenvolvimento tecnológico: por um lado, a internet que proporciona um mundo de maravilhas dando ao homem acesso ilimitado a informação e inovações e, por outro lado, escraviza e cria fundamentos ideológicos globais de consumo e entretenimento. Essa postura esvazia a reflexão ética e impossibilita que o indivíduo entenda as questões sociais de forma ampla e comprometida com o desenvolvimento.
d.
enfatiza que uma das grandes questões éticas levantadas em torno do avanço da tecnologia diz respeito à questão teleológica. Uma reflexão ética em relação ao avanço tecnológico localiza-se em pensar em suas consequências positivas e negativas para a sociedade como um todo.
e.
reafirma a dualidade do desenvolvimento tecnológico global. Por um lado, desenvolve um mundo conectado, interligado e informado, por outro lado, desenvolve uma mentalidade técnica-científica que gradativamente isola o indivíduo instituindo um mundo consumista e desconectado das questões éticas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
d
Explicação:
Perguntas interessantes
Física,
6 meses atrás
Sociologia,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Inglês,
6 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Informática,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás