A Florença dos Médicis
Nos séculos XV e XVI, a cidade de Florença, na região italiana da Toscana, foi um dos grandes centros econômicos e o maior centro artístico da Europa.
A família Médici foi a grande protagonista desse destaque. Por volta de 1400, Giovanni de Médici montou um grande banco que guardava e emprestava dinheiro, fazia operações de câmbio e outras transações com moeda. Esse banco se firmou como uma das maiores instituições financeiras do continente europeu, ampliando o poder econômico e político dos Médicis para além da Itália ao longo de trezentos anos.
Da família Médici saíram papas e rainhas da França. Saíram também os mecenas mais notáveis do Renascimento. Com muito dinheiro para investir, os Médicis patrocinaram diversos artistas – como Michelangelo, Leonardo da Vinci e Sandro Botticelli – e contribuíram para o desenvolvimento da arquitetura e das artes renascentistas.
Outro destaque da cidade de Florença foi a construção do domo da sua catedral. A palavra “domo” se refere à parte superior de um edifício, construída em formato esférico. A cúpula projetada para a Catedral Santa Maria del Fiore revolucionou a arquitetura e é considerada um dos símbolos arquitetônicos do Renascimento.
O projeto da catedral, feito em 1296, previa uma grande cúpula, mas, desde então, ninguém tinha conseguido resolver o problema de realizar essa parte do projeto: uma construção esférica com um vão de 45 metros de diâmetro. O desafio foi resolvido pelo arquiteto florentino Filippo Brunelleschi (1377-1446). Em vez de reproduzir técnicas conhecidas, Brunelleschi conjugou conhecimentos da Matemática e da Geometria e encontrou uma solução inédita. Construiu a cúpula sem nenhuma armação de madeira, sustentando-a em círculos concêntricos de arenito, reforçados com correntes de ferro. Os tijolos foram assentados em zigue-zague, para manter o conjunto mais seguro.
Da Itália, o movimento renascentista se espalhou pela Europa, influenciando o pensamento, as ciências, a arquitetura, as artes e a literatura.
Reveja o texto sobre Florença e a construção do domo da Catedral de Santa Maria del Fiore. Atente para a legenda da foto da catedral.
a. Quais características do Renascimento cultural você identifica na construção do domo da Catedral de Florença? Explique.
b. Explique a afirmativa: “A construção desse domo no século XV teria sido impossível sem o espírito renascentista da época”.
Anexos:
EmoBombadoIndio:
oi você é do absoluto né ?
Soluções para a tarefa
Respondido por
67
a) As principais características do renascimento cultural que podemos identificar na construção do domo da Catedral de Florença consistem nos elementos circulares, elementos naturalistas, inovações artísticas, grande contraste entre luz e sombra, entre outros.
b) A afirmativa pode ser explicada pelo fato de que a construção ocorreu devido o espírito moderno e único dos artistas renascentistas. Os renascentistas se interessavam bastante pela arte greco-romana.
Bons estudos!
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
Português,
6 meses atrás
Biologia,
6 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás
História,
8 meses atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás