A flexibilidade é uma característica cada vez mais exigida na gestão das organizações. Analise as afirmativas a seguir sobre os motivos da necessidade de flexibilidade nas empresas e marque V para verdadeiro e F para falso. I. ( ) As organizações precisam acompanhar as novas necessidades dos clientes e a evolução da tecnologia e buscar soluções inovadoras. II. ( ) As organizações precisam oferecer sempre produtos e serviços melhores e com preços menores que os dos concorrentes. III. ( ) Atualmente, os empregados querem trabalhar sem compromissos rígidos com metas a serem cumpridas. IV. ( ) Permite a adequação dos processos produtivos visando à melhoria dos resultados. Agora, assinale a alternativa com a sequência correta. a. F, F, V, F. b. V, F, F, V. c. F, V, V, V. d. V, V, V, F. e. F, V, V, F.
Soluções para a tarefa
A flexibilização do trabalho pode significar várias coisas, que vão desde as mudanças tecnológicas que estimulam a restruturação das profissões até ao abuso cometido pelo empregador sobre o empregado.
Exemplo 1: Com o avanço da tecnologia de chips magnéticos, os cobradores de ônibus eram desnecessários, pois o trabalho de cobrar dinheiro das pessoas ficou simplificado, deixando isso a cargo do motorista. Isso mostra que o avanço tecnológico acarretou uma flexibilização do motorista, que além de dirigir, deve administrar o fluxo de pessoas que usem tal meio de transporte. Essa flexibilização -que acontece com bibliotecários, vendedores, caixas de supermercados e outros- mostra o avanço da tecnologia em nosso cotidiano.
Exemplo 2: Um empresário fez um acordo com seu funcionário de exercer um serviço em específico, por exemplo: fazer o trabalho de uma secretária. Entretanto, esse empregador, ao negligenciar a contratação de outro empregado que exerça outras funções, uma diarista para limpar o escritório por exemplo, manda a secretária limpar o escritório depois do expediente. Isso é um caso de flexibilização indevido, pois é uma tática abusiva por parte do patrão, não sendo uma consequência da modernidade, como o caso citado acima.
Indo para a questão:
I - (verdadeiro) - Como citado acima, as mudanças tecnológicas podem acarretar em uma flexibilização do trabalho como método de inovação por parte da empresa.
II - (verdadeiro) - Quando o empregador flexibiliza um funcionário, não há necessidade de contratação de outro, usando o exemplo 1, os cobradores de ônibus tornaram-se desnecessários, consequentemente, demitindo-os, tal fato é denominado desemprego estrutural. Esse caso permite a diminuição de gastos com funcionários excessivos, aumentando o lucro e, as vezes, diminuindo o preço final do produto fornecido, já que a conquista do mercado consumidor aumenta com preços mais baixos.
III - (verdadeiro) - Particularmente, achei essa alternativa estúpida e que parece generalizar os empregados para uma visão preguiçosa, entretanto, parece que, para o exercício, essa questão é verdadeira. A flexibilização desvaloriza aquele empregado especializado em uma área específica, valorizando aquele que sabe um pouco de tudo, trazendo, consequentemente, um trabalho sem compromissos rígidos.
IV - (falsa) - Resultado nos lucros empresarial ou para a qualidade do produto final?Essa alternativa também pode nos levar para ambiguidade. A flexibilização não melhora o resultado final necessariamente, e, normalmente, seu objetivo é a diminuição de gastos com redução de empregados.
Letra D -------> (V,V,V,F)