A flexibilidade dos felinos é algo notável. Eles se arriscam escalando cortinas ou se escondendo em espaços minúsculos. Mas muita gente nem imagina que, apesar de toda essa mobilidade, 30% dos gatos convivem com dores e limitações causadas pelo desgaste ou pela inflamação articulares. Trata-se das chamadas artrites e, em casos crônicos, artroses. Um levantamento realizado pela Universidade de Glasgow, na Escócia, aponta que esse tipo de enferrujamento das articulações dos gatos é mais comum do que se imagina.
Quando a artrite se torna crônica, ela passa a ser chamada de artrose. Ao atingir uma idade mais avançada, a partir dos 5 anos, os gatos tendem a apresentar artroses provocadas por processos comuns ao envelhecimento, que são agravadas pela obesidade e pelo sedentarismo. Originárias de processos degenerativos, elas são tratadas com anti-inflamatórios e analgésicos. Esses remédios detêm o desgaste das cartilagens.
Um felino sem raça definida, de 14 anos de idade, obeso, com unhas grandes, é levado para consulta devido a alterações posturais, fica arqueado a maior parte do tempo. A queixado tutor é de ter progressivamente corrido e saltado menos, apresentar redução do apetite, comportamento de lambedura com perda de pelos locais em região de membros. Ao exame clínico mostra alívio ao ser suspendido pelo tórax e vocalização excessiva ao ser manipulado em articulações. Ao raio X apresenta alterações proliferativas inespecíficas em algumas regiões periarticulares, outras sem sinais de alteração.
Os fármacos de escolha para o mais adequado tratamento do quadro acima descrito devem atuar de qual maneira?
a. Produzindo prostaglandinas.
b. Inibindo enzima COX2.
c. Produzindo tromboxanos.
d. Inibindo enzimas COX1 e COX2.
e. Inibindo enzimas COX 1 e 2 e Lipoxigenase (LO).
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
Resposta:
Inibindo enzimas COX 1 e 2 e Lipoxigenase (LO).
Explicação:
Acabei de fazer, está correta!!!
Perguntas interessantes