“A flexibilidade de proteínas e enzimas é bem conhecida, assim como as escalas de tempo nas quais ocorrem. Além desta variabilidade conformacional intrínseca de estruturas proteicas, diversas teorias referem-se à ocorrência de mudanças conformacionais em enzimas, induzidas pelo substrato e/ou pelo ligante-inibidor.”
Fonte: VERLI, H.; BARREIRO, E. J. Um paradigma da química medicinal: a flexibilidade dos ligantes e receptores. Química Nova, v. 28, n. 1, p. 95-102, 2005.
Considerando o texto lido e o conteúdo estudado sobre as teorias dos receptores, analise as teorias a seguir e associe-as com suas respectivas características.
1) Teoria da ocupação.
2) Teoria da charneira.
3) Teoria do encaixe induzido.
4) Modelo chave-fechadura.
( ) Formulada por Clark e Gaddum, em que o efeito farmacológico de um fármaco é diretamente proporcional ao número de receptores ocupados por ele.
( ) Formulada por Rocha e Silva, baseia-se na hipótese que há dois centros no receptor farmacológico: um específico e um inespecífico.
( ) Formulada inicialmente por Koshland, baseia-se na hipótese de que o ligante possui a capacidade de induzir a modificação do sítio de seu receptor biológico.
( ) É um modelo que foi elaborado por Emil Fischer em 1894 e dá a noção de complementaridade da interação fármaco-receptor.
Agora, assinale a alternativa que representa a sequência correta:
1.
4, 2, 3, 1.
2.
1, 2, 4, 3.
3.
2, 3, 1, 4.
4.
1, 2, 3, 4.
5.
1, 3, 2, 4.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
1,2,3,4
Explicação:
Respondido por
0
Resposta: 1,2,3,4
Explicação: corrigido pelo ava
Perguntas interessantes
Português,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Química,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Artes,
11 meses atrás
Informática,
11 meses atrás