A física é estudada, de modo a facilitar a organização desses estudos, em 6 grandes campos:
► Mecânica - Estuda o movimento no nível macroscópico, suas classificações e conceitos, suas causas, equações e leis relacionadas.
► Termologia - Estuda as questões relacionadas à energia térmica, transformações e aplicações.
► Ondulatória - Estuda as ondas, demonstrando e classificando-as.
► Óptica - Estuda a trajetória da luz, sua refração e reflexão, os efeitos da visão e os instrumentos ópticos.
► Eletromagnetismo - Estuda a eletricidade e o magnetismo.
► Física Moderna – Tópicos na fronteira do conhecimento nos estudos em física. Abraça os subcampos da Física Quântica e Relatividade Especial e Geral.
Suponha que em certo experimento tenha sido observado um corpo de 10 cm que tendo recebido impactos de fonte desprezível mudou a direção da velocidade que descrevera ao longo de sua trajetória.
Para o equacionamento da situação descrita as equações deverão ser buscadas em livros voltados a que parte do conhecimento em física? Justifique.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O que é Termologia?
Termologia é o estudo científico dos fenômenos relacionados ao calor e à temperatura, como transferência de calor, equilíbrio térmico, transformações sofridas por gases, mudanças de estado físico, etc.
Temperatura
Temperatura é a medida do grau de agitação das partículas que constituem um corpo. A temperatura de um corpo é diretamente proporcional à velocidade com que seus átomos e moléculas vibram, rotacionam ou, até mesmo, transladam.
A temperatura é uma das grandezas fundamentais da natureza, juntamente com o metro e com o segundo, por exemplo. No sistema internacional de unidades (SI), a unidade utilizada para a medida da temperatura é o Kelvin (K). Essa escala de temperatura é considerada absoluta, pois não admite valores negativos e pode ser determinada diretamente pela vibração térmica dos átomos. Por isso, dizemos que a menor temperatura possível é o 0 K, também conhecido como zero absoluto.
Apesar da existência do Kelvin, outras escalas usuais, baseadas em outras substâncias, como Celsius e Fahrenheit, continuam sendo usadas no mundo. A figura abaixo mostra três termômetros graduados nas escalas mais comuns existentes: Celsius, Kelvin e Fahrenheit: