Filosofia, perguntado por cema0705, 1 ano atrás

“(...) a finalidade da vida política era a justiça na comunidade. A noção de justiça fora, inicialmente, elaborada em termos míticos, a partir de três figuras principais: themis, a lei divina que institui a ordem do Universo; cosmos, a ordem universal estabelecida pela lei divina; e dike, a justiça entre as coisas e entre os homens, no respeito às leis divinas e à ordem cósmica. Pouco a pouco, a noção de dike torna-se a regra natural para a ação das coisas e dos homens e o critério para julgá-las”.

CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2012. p. 444

Texto 2

“(...) a polis nasce por convenção entre os seres humanos quando percebem que lhes é mais útil a vida em comum do que em isolamento. Convencionam regras de convivência que se tornam leis, nomos. A justiça é o consenso quanto às leis e a finalidade da política é criar e preservar esse consenso”.

CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2012. p. 444

Texto 3

“A finalidade da política era a justiça entendida como concórdia, conseguida na discussão pública de opiniões e interesses contrários. O debate dos opostos, a exposição persuasiva dos argumentos antagônicos, deviam levar à vitória do interesse mais bem argumentado, aprovado pelo voto da maioria”.

CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2012. p. 444

Escolha a alternativa que apresenta na sequência correta a quem se devem tais explicações:

Alternativas:

a)
Gregos - sofistas – sofistas.

Alternativa assinalada
b)
Gregos - sofistas – gregos.

c)
Sofistas - sofistas – gregos.

d)
Gregos - gregos – gregos.

e)
Sofistas - gregos – gregos.

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
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A alternativa que apresenta na sequência correta a quem se devem tais explicações:

a)  Gregos - sofistas – sofistas.

O pensamento grego mítico, continha já implícito um exercício de reflexão simbólica sobre a natureza do universo e do homem. Esse pensamento, no entanto, tinha caráter essencialmente descritivo e sua única fonte de autoridade estava na tradição.

Por volta do século V a.C. surgiu uma classe de mestres da cultura intitulados "Sofistas". Os sofistas andavam pela Grécia, de cidade em cidade, fazendo discursos, formando discípulos e participando de debates. Por seus serviços os sofistas cobravam altas taxas e foram, na verdade, os primeiros gregos a cobrarem dinheiro para transmitir seus conhecimentos.

Eram tópicos variados como retórica, política, gramática, etimologia, história, física e matemática. Logo alcançaram o status de mestres da virtude no sentido de que ensinavam as pessoas a desempenharem seus papéis dentro do Estado. Protágoras de Abdera, nascido em cerca de 445 a.C. é considerado como o primeiro Sofista.

Bons estudos!

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