A fim de verificar a Lei de Lavoisier, um estudante de química preparou dois frascos não vedados com um deles contendo uma solução de HNO3 e o outro contendo K2CO3(s). Antes de misturar os conteúdos, ele verificou que havia 1000g de massa somando os dois frascos. Após misturar os conteúdos em um dos frascos citados e terminada a reação, o estudante verificou que a massa total passou a ser 995g. Marque a alternativa abaixo que explica a situação ocorrida: Escolha uma: a. A Lei de Conservação de Massas só é válida para reações numa mesma temperatura, pois em casos de reação exotérmica a densidade da solução final será modificada. b. Parte da solução aquosa pode ter se solidificado com a reação, o que diminui a massa do sistema em alguns casos. c. A Lei de Lavoisier não levava em conta o fato de que os elétrons dos elementos são livres e podem ser perdidos durante uma reação, havendo redução da massa. d. Para se verificar a Lei de Lavoisier só seria possível caso os reagentes encontrassem-se num mesmo estado físico, o que não foi respeitado no experimento. e. Para que a Lei de Lavoisier fosse verificada seria necessário um sistema fechado, o que não foi respeitado durante a experiência.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta: Letra e
Explicação:
A reação que ocorre é:
K2CO3 + 2 HNO3 ==> 2 KNO3 + H2CO3
O ácido carbônico formado H2CO3 é instável e decompõe-se em H2O e CO2(g) conforme a reação:
H2CO3 ==> H2O + CO2(g)
Como o sistema é aberto a liberação de CO2 (g) para a atmosfera ocasiona perda de massa do sistema uma vez que o sistema é aberto. Assim,
e. Para que a Lei de Lavoisier fosse verificada seria necessário um sistema fechado, o que não foi respeitado durante a experiência.
Respondido por
0
Resposta: Para que a Lei de Lavoisier fosse verificada seria necessário um sistema fechado, o que não foi respeitado durante a experiência.
Perguntas interessantes
Biologia,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Inglês,
9 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Psicologia,
1 ano atrás