A fim de verificar a Lei de Lavoisier, um estudante de química preparou dois frascos não vedados com um deles contendo uma solução de HNO3 e o outro contendo K2CO3(s). Antes de misturar os conteúdos, ele verificou que havia 1000g de massa somando os dois frascos. Após misturar os conteúdos em um dos frascos citados e terminada a reação, o estudante verificou que a massa total passou a ser 995g.
Marque a alternativa abaixo que explica a situação ocorrida:
Escolha uma:
a. A Lei de Lavoisier não levava em conta o fato de que os elétrons dos elementos são livres e podem ser perdidos durante uma reação, havendo redução da massa.
b. Para se verificar a Lei de Lavoisier só seria possível caso os reagentes encontrassem-se num mesmo estado físico, o que não foi respeitado no experimento.
c. Parte da solução aquosa pode ter se solidificado com a reação, o que diminui a massa do sistema em alguns casos.
d. Para que a Lei de Lavoisier fosse verificada seria necessário um sistema fechado, o que não foi respeitado durante a experiência.
e. A Lei de Conservação de Massas só é válida para reações numa mesma temperatura, pois em casos de reação exotérmica a densidade da solução final será modificada.
Soluções para a tarefa
c. Para que a Lei de Lavoisier fosse verificada seria necessário um sistema fechado, o que não foi respeitado durante a experiência.
A Alternativa correta é a D.
Segundo a Lei de Lavoisier, "Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma", ou seja, em uma reação química, a massa inicial dos reagentes deve ser igual a massa final dos produtos. Por isso, da-se a essa lei o nome de Conservação de Massa.
Porém algumas reações geram como produtos substâncias gasosas, que podem se perder se a reação não for feita em sistema fechado. Logo, para se verificar a Lei de Lavoisier é necessário usar ambiente fechado.
Como isso não foi respeitado durante a experiência, provavelmente um dos produtos, um gás, foi perdido, dando a diferença de massa observada.
Espero ter ajudado!