A fim de realizar o trabalho psicopedagógico, seja clínico ou institucional, o profissional precisa ter uma teoria que dê sustentação ao seu trabalho. A Psicologia da Educação tem dado subsídios teóricos para a prática psicopedagógica. Assim, para ajudar uma pessoa ou uma instituição em seu processo de aprendizagem é necessário compreender como este acontece e, nesta disciplina, apresentamos a visão de diferentes abordagens teóricas a respeito da aprendizagem.
Elaborado pela professora, 2021.
Diante disso, a proposta desta atividade é que você apresente o entendimento da aprendizagem para o Behaviorismo. Você deverá escrever um texto dissertativo de no mínimo 20 linhas e no máximo 30 linhas explicando como essa abordagem teórica compreende o processo de aprendizagem.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Já para Vygotsky, a ideia de interação social e de mediação é ponto central do processo educativo. Pois para o autor, esses dois elementos estão intimamente relacionados ao processo de constituição e desenvolvimento dos sujeitos. A atuação do professor é de suma importância já que ele exerce o papel de mediador da aprendizagem do aluno. Certamente é muito importante para o aluno a qualidade de mediação exercida pelo professor, pois desse processo dependerão os avanços e as conquistas do aluno em relação à aprendizagem na escola. Organizar uma prática escolar, considerando esses pressupostos, é sem dúvida, conceber o aluno um sujeito em constante construção e transformação que, a partir das interações, tornar-se-á capaz de agir e intervir no mundo, conferindo novos significados para a história dos homens. Quando se imagina uma escola baseada no processo de interação, não se está pensando em um lugar onde cada um faz o que quer, mas num espaço de construção, de valorização e respeito, no qual todos se sintam mobilizados a pensarem em conjunto. Na teoria de Vygotsky, é importante perceber que como o aluno se constitui na relação com o outro, a escola é um local privilegiado em reunir grupos bem diferenciados a serem trabalhados. Essa realidade acaba contribuindo para que, no conjunto de tantas vozes, as singularidades de cada aluno sejam respeitadas.
Explicação: Portanto, quanto mais professores entendem que a dimensão do diálogo é
A postura necessária na aula fará um progresso maior
A relação com os alunos, por isso, eles vão se sentir mais curiosos e mobilizados
Mude a realidade. Quando o professor começa a partir desta perspectiva, ele não é
Visto apenas como um disseminador de conhecimento, mas como um intermediário,
Pode expressar a experiência do mundo dos alunos e guiá-los
Refletir sobre os arredores e desempenhar um papel mais humano em sua prática
professor.
Quanto a Vygotsky, as ideias de interação social e mediação estão no centro
Processo de educação. Para o autor, esses dois elementos estão intimamente relacionados
Está relacionado ao processo de composição e desenvolvimento da matéria. Atuando
O professor é o mais importante, porque faz o papel do intermediário.
Os alunos aprendem. A qualidade dos alunos é obviamente muito importante
Mediação pelo professor, então
Para os behavioristas, como Pavlov, Skinner e Watson, o aprendizado se dá por meio de estímulos e respostas.
O behaviorismo foca em comportamentos que podem ser observados, determinando que alguns comportamentos são resposta a estímulos do ambiente e buscando estabelecer uma previsibilidade para essas respostas. Nesse sentido, a influência ambiental é algo extremamente relevante na constituição dos seres humanos, uma vez que esta fornecerá condições sobre as quais o ser humano reagirá. Sob essa perspectiva, o behaviorismo se divide em dois tipos: condicionamento clássico e condicionamento operante.
No condicionamento clássico, cuja base foi elaborada por Ivan Pavlov em seus experimentos com cães, há uma resposta a um estímulo, estabelecida por repetidas associações. Outro precursor dessa teoria foi John Watson, que realizou experimentos com bebês, condicionando, inclusive, um deles a ter medo de coisas brancas e peludas.
Já no condicionamento operante, formulado por Skinner, há o reforço e a punição consequentes da operação do sujeito no mundo, que favorecerão, ou não, a repetição de comportamentos. Assim, essa teoria afirma que comportamentos reforçados por consequências desejáveis são fortalecidos e tendem a ser repetidos, enquanto comportamentos que geraram algum tipo de punição são enfraquecidos e tendem a ser suprimidos.
Aprenda mais:
https://brainly.com.br/tarefa/2090402