A filosofia tradicional de gestão de operações e de materiais dá prioridade à utilização da estrutura de produção da empresa, dividida em seções fixas (tornos, fresas, montagem etc), a qual é otimizada pela fabricação de produtos em grandes lotes e está sujeita à constituição de estoques. Esta filosofia é operacionalizada por técnicas que "empurram" a produção, isto é, que fabricam de acordo com as previsões de demanda, para a constituição de estoques, buscando minimizar os custos totais da estrutura de produção.
A partir de meados da década de 70, passou a ser bastante utilizada e difundida ao ocidente a filosofia Just-in-time (JIT), que procura atender dinâmica e instantaneamente à variada demanda do mercado, produzindo, normalmente, em lotes de pequena dimensão.
O texto-base apresenta duas filosofias de gestão da operação e de materiais bastante utilizadas nas empresas de diferentes segmentos e tamanhos. Cite as principais características de cada uma das filosofias (filosofia tradicional, com suporte do MRP e JIT).
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Bom dia !
Filosofia Tradicional
Visava apenas os lucros da produção, no entanto, não preocupava-se com um modelo de satisfação do cliente, ou até mesmo em questões de sustentabilidade e otimização do processo de produção. A ideia era a de fazer grandes estoques de modo que não haja falta do produto no mercado.
Suporte MRP e JIT
A filosofia com ambos os suportes visava a integração dos conceitos de uma produção mais sustentável e inteligente, visando uma prática de trabalho de acordo com a demanda dos produtos e serviços, aqui, engloba-se o conceito de sustentabilidade, bem como, desenvolve novas vistas ao cliente, que passa a ser o foco da produção.
Perguntas interessantes
Inglês,
9 meses atrás
Ed. Física,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás