A filosofia surge na Grécia por volta do século VI a.C. Mudanças sociais, políticas e econômicas favoreceram o seu surgimento. Dentre estas mudanças, pode-se mencionar:
A A estruturação do mundo rural, desenvolvimento do sistema escravagista e o estabelecimento de uma aristocracia proprietária de terras.
B A expansão da economia local fundada no desenvolvimento do artesanato, o fortalecimento dos “demos” e da organização familiar patriarcal.
C As disputas entre Atenas e Esparta, o desenvolvimento de Mecenas e do comércio jônico.
D O uso da escrita alfabética, as viagens marítimas e a evolução do comércio e do artesanato.
E O predomínio do pensamento mítico.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
A transição do pensamento mítico para o pensamento racional e lógico apresentado pelos gregos no século VI. AC, foi por muito tempo apontado como um milagre. Porém diferentemente, ocorreram uma serie de fatores para o afastamento do pensamento mítico;
- A criação do calendário
- O uso da escrita
- O surgimento da moeda (e ascensão do comercio)
- Viagens marítimas
Todos esses fatores contribuiram para a construção do pensamento filosófico.
Portanto Letra D
A filosofia foi um grande passo que trouxe muitas mudanças na Grécia, alguma delas foram: o uso da escrita, viagens marítimas e evolução do comércio, portanto, a alternativa D está correta.
Podemos afirmar que a filosofia surgiu como meio de salvação da sociedade grega, afinal, muitos deles acreditavam nos deuses mitológicos, eles acreditavam que quando havia um desastre natural era Deus o castigando.
Assim, com o surgimento da razão com a filosofia, os homens analisaram melhor e perceberam que isso não era correto.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/15729422