A filosofia nunca teve seu lugar assegurado nos currículos educacionais brasileiros, até que, durante a ditadura militar (1964-1984), ela foi definitivamente extinta. Após a reabertura política do país, novas tentativas surgiram para definir seu espaço na educação brasileira, mas até hoje isso ainda não se efetivou. De acordo com a reflexão levantada na Unidade I do Livro da disciplina, essa situação da filosofia, em relação aos currículos educacionais brasileiros, é resultado de quê?
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
De que a filosofia abre a mente como poucas matérias, mas abre num sentido meio que não aceito pela religião, e políticos como foi a ditadura, e também por ideias que não são bem vistas na atual sociedade
Respondido por
0
Resposta:
Nosso país, especialmente a partir do período ditatorial, foi impregnado pela tendência tecnicista da educação, que visa justamente à formação de recursos humanos para alimentar o sistema produtivo instituído. Uma formação crítica que estimulasse à reflexão, à consciência dos direitos civis passa a ser quase que uma contradição diante dos princípios tecnicistas de treinamento e reprodução. Daí a dificuldade de se introduzir uma disciplina como esta nos currículos escolares.
Explicação:
Perguntas interessantes
Português,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Física,
1 ano atrás
Filosofia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás