A filosofia no Brasil ganhou terreno e corpo com Tobias Barreto (1839-1889) e Sílvio Romero (1851-1914). Foi com Barreto que o positivismo de Auguste Comte ganha corpo na obra Estudos de filosofia (1977). Considerando essa obra e o que ela apresenta sobre a possibilidade de a humanidade aderir ao panteísmo e ateísmo, assinale a alternativa correta.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativas:
1- Comte indica pontualmente que a possibilidade de inserções humanistas, vinculadas à cientificidade, descolam as pessoas ao panteísmo.
2- A obra de Comte não leva ninguém ao panteísmo ou ateísmo, mas ajuda a organizar o pensamento racional na compreensão do conhecimento de forma mais organizada.
3- Comte não se posiciona sobre a possibilidade de a humanidade aderir ou não ao panteísmo, a preocupação deve estar focada nas relações das ciências humanas.
4- A obra de Comte não leva ninguém ao panteísmo, mas apenas ao ateísmo, uma vez que a racionalidade será o único foco.
5- Comte se vale das noções de Marx e Engels para fazer suas críticas à religião.
ALTERNATIVA CORRETA: 2
Explicação:
De acordo com o livro FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO, Unidade III, páginas 157 e 158:
"Tobias Barreto escreve Estudos de filosofia (1977), obra em que defende que a adesão ao positivismo de Comte não leva a humanidade ao panteísmo ou ateísmo, algo difundido constantemente pelos clérigos, mas que ajuda a racionalidade na compreensão do conhecimento de forma mais organizada."