A filosofia não é uma ciência propriamente dita, mas um tipo de saber que procura desenvolver no indivíduo a capacidade de raciocínio lógico e de reflexão crítica, sem delimitar com exatidão o objeto de estudo. Sobre a filosofia, analise as assertivas a seguir
Soluções para a tarefa
A filosofia busca o desenvolvimento do pensamento crítico em pessoas subjetivas e não uma exatidão científica, como um padrão comportamental. Como nos afirma a alternativa 5, a filosofia não busca caráter científico.
A filosofia é base à ciência, mas não é científica
Embora a filosofia seja a base das ciências, não é científica, pois seus objetos de estudo não têm por finalidade definir padrões imutáveis, tanto por isto, as filosofias modernas apresentam caráter líquido, para acompanhar a sociedade pós-moderna contemporânea, em constante movimento.
As aspirações filosóficas ocorrem de acordo com as problemáticas sociais, onde surge a necessidade de um pensamento crítico ao modelo social ou mesmo local.
Complemento da questão — alternativas:
- A filosofia é o início dos pensamentos, sendo que o conhecimento filosófico nos causa dúvidas impossíveis de solucionar, tornando assim ponto de partida para uma reflexão filosófica.
- A filosofia é uma ciência que procura desenvolver no indivíduo a capacidade de formular teses para que se chegue a uma reflexão crítica. Tornando-se assim um ponto de partida para o conhecimento de senso comum.
- A filosofia procura defender a ideia de confusão do conhecimento, deixando o indivíduo propício a indecisões ideológicas, passando assim a pesquisar mais para ter uma reflexão crítica. Dessa forma, o conhecimento filosófico pode ser ponto crucial para a concretização do conhecimento científico.
- A filosofia é uma ciência que verifica um tipo de saber que desenvolve no indivíduo a capacidade crítica, determina com exatidão o objeto de estudo, ou seja, conhecimento filosófico não é verificável e não é exato, por isso tem alguns pontos imprecisos, confusos.
- A filosofia é um tipo de saber que procura desenvolver no indivíduo a capacidade de raciocínio lógico e de reflexão crítica, sem delimitar com exatidão o objeto de estudo. Dessa forma, o conhecimento filosófico não pode ser verificável, o que o torna sob certo ponto de vista, infalível e exato.
Complemento de leitura sobre filosofia e ciência: https://brainly.com.br/tarefa/40124238
#SPJ4