A filosofia moderna surge com o renascimento nos seculos XV e XVI em que há a retomada dos valores da cultura classica representada pelos autores gregos e latinos e uma autonomia de pensamento e o uso individual da razao.No renascimento muitos pensadores questionam os dogmas cristaos que impediram o desenvolvimento do conhecimento cientifico e filosofico .
O que é correto afirmar sobre o renascimento nos seculos XV e XVI?
Soluções para a tarefa
O renascimento foi um movimento cultural que ganhou força a partir do século XV na Europa e houve varias razões para esse surgimento, uma delas foi à ascensão social da burguesia, que trazia consigo novos valores e novas atitudes. Esse advento de coisas novas, trazidas pela burguesia, estimulou uma nova visão de mundo, as pessoas começaram a buscar cada vez mais conhecimento. Daí surgiu a necessidade de "negar" todos os conceitos que predominavam ate aquele período que foram ensinados pela igreja católica durante a Idade Media.
As principais características do renascimento são:
Racionalismo – a razão passa a ser a qualidade humana mais valiosa.
Antropocentrismo – O ser humano passa a ser o centro das atenções ( anteriormente na era medieval o que predominava era o Teocentrismo – Deus é o centro de tudo)
Hedonismo – O corpo como fonte de prazer e de beleza.
Uma nova percepção de tempo- Na era medieval a relação com o tempo era baseado nos dogmas cristãos, a partir do renascimento começa a ter novas abordagens acerca do tempo, pois para os renascentistas o tempo pertencia ao homem e este poderia usa-lo a beneficio próprio para se aperfeiçoar, conhecer, experimentar e enriquecer.
Portanto, o termo renascimento significou um novo “nascimento” já que por 10 séculos (V ao XV) os estudos em diversas áreas ficaram restritos apenas a igreja católica. Por isso, o nome renascer, nascer de novo - o interesse do homem por explicações que estivessem no campo da razão, através de experiências científicas, liberdade de expressar através da arte, usar o corpo para o prazer (não apenas para se reproduzir), etc.
Por essas razões citadas acima foi que a idade media ficou conhecida como a idade das trevas, onde quase não houve avanços científicos e filosóficos.
alternativa A c, c, c, e