Filosofia, perguntado por anonymoushackersdobe, 11 meses atrás

A filosofia moderna é marcada pela necessidade de afirmar a importância de um método para a investigação, fato que não afeta apenas as preocupações dos filósofos, mas também dos cientistas que começavam a esboçar, de forma mais metódica, produção de conhecimento. O método mais celebrado entre os filósofos da época foi aquele desenvolvido por René Descartes, conhecido como o pai do Racionalismo moderno. Sobre tais questões, assinale a alternativa INCORRETA:

Escolha uma:
a. O método cartesiano consistia em criticar a lógica matemática e acreditar na evidência da verdade na mente subjetiva.
b. O método cartesiano propõe colocar em dúvida tudo aquilo que pode conter erros, até atingir verdades fundamentais que possuam absoluta evidência racional.
c. Descartes propunha que se desconfiasse de verdades estabelecidas, daí a máxima “Penso, logo existo”.
d. Descartes é conhecido por ser o pai do método científico. Para ele, o método cartesiano, implica em uma simplificação onde o objetivo é encontrar lei universal que explique todas as coisas
e. Para Descartes o conhecimento é o resultado da captura de verdades de sujeito sobre um objeto.

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
23

Sobre o método de Descartes, a alternativa INCORRETA:

a. O método cartesiano consistia em criticar a lógica matemática e acreditar na evidência da verdade na mente subjetiva.

Descartes usou os princípios do processo matemático como base para a  construção de seu método. Seu principal resultado foi o de emancipar a prática do método matemático para todas as ciências.

Portanto, para Descartes, a matemática é a ciência ideal pois utiliza de um método rigoroso, precisão de linguagem simbólica e certeza dos seus conteúdos. Da relação entre geometria e álgebra, estabelecida por Descartes, surgiu a nomenclatura “coordenadas cartesianas”.

Bons estudos!

Respondido por AnthonioJorge
4

O método cartesiano não consistia em criticar a lógica matemática e acreditar na evidência da verdade na mente subjetiva. Logo, a alternativa A é a incorreta.

Profundamente mergulhado na dúvida, Descartes busca, então, construir uma filosofia totalmente certa, da qual não se possa duvidar. Para isso, ele usa a dúvida, a única coisa que ele diz ter, como método inicial: é preciso duvidar de tudo.

Assim, duvida-se, como já dito, dos sentidos, do pensamento e, principalmente, do saber tradicional recebido. A verdade, para ele, é uma ideia eu sobrevive a todas as formas de dúvida. A primeira tentativa de Descartes é, portanto, ficar totalmente só.

O primeiro passo do método cartesiano é não aceitar como verdadeiro senão o que a seu espirito se apresentasse tão evidente que não ensejasse mais nenhuma dúvida.

A partir deste ponto, Descartes construirá seu método que leva em conta três chaves:

  • RAZÃO
  • DÚVIDA PROVISÓRIA E METÓDICA
  • EVIDÊNCIA E CLAREZA DAS IDEIAS

Com Descartes, a filosofia deixa de ser a ciência do ser e passa a ser a doutrina do conhecimento: a filosofia se torna gnosiologia.

Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/15879628

Anexos:
Perguntas interessantes