A filosofia medieval possuía suas características próprias, o que contribuiu para a compreensão do momento histórico, de acordo com os temas das principais obras do período. Considere as assertivas a seguir: I – O principal tema abordado foi a relação entre a razão e a fé. II – Buscava-se evidenciar a existência e a natureza de Deus pelo uso da razão. III – Entre os temas de interesse no período estava a individualização das substâncias divisíveis e indivisíveis. IV – Foram construídas interpretações da razão em novas abordagens, o que não permite integrar obras dos pensadores gregos à análise da filosofia medieval. Estão corretas:
Soluções para a tarefa
Considere as assertivas a seguir: ... II – Buscava-se evidenciar a existência e a natureza de Deus ... I – O principal tema abordado foi a relação entre a razão e a fé. II ...
I é verdadeira. Os filósofos da época, fortemente influenciados pela Igreja Católica, buscavam evidenciar, por meio da Filosofia, a validade dos dogmas da Igreja, chegando a criar "provas" para a existência de Deus.
II é verdadeira. Para "provar" isto foram propostas provas ontológicas, como a famosa Prova de Santo Anselmo.
III é verdadeira. O "princípio de individuação" era parte da filosofia de São Tomás de Aquino, baseado na filosofia de Aristóteles.
IV é falsa. É perfeitamente plausível e compreensível como os filósofos gregos inspiraram os medievais, e podemos estudar estas influências.