a filosofia medieval foi:
A)um resgate da filosofia clássica no que diz respeito ao questionamento constante do que estava relacionado ao mito e à religião.
B)um instrumento de estudo que visava comprovar que a razão era a única forma verdadeira de conhecimento sobre o mundo e sobre as coisas.
C)uma doutrina religiosa que queria extinguir o pensamento racional da realidade medieval.
D)teve como umas das principais preocupações fornecer argumentações racionais espelhadas nas contribuições dos gregos para justificar as chamadas verdades reveladas do cristianismo.
E)a negação da existência de Deus por meio de argumentos racionais. A filosofia se aproximou da religião para provar a tese de que Deus não existe.
Soluções para a tarefa
Resposta:
D
Explicação:
A filosofia medieval foi desenvolvida na Europa durante o período da Idade Média (séculos V-XV). Trata-se de um período de expansão e consolidação do Cristianismo na Europa Ocidental. A filosofia medieval tentou conciliar a religião com a filosofia, ou seja, a consciência cristã com a razão filosófica e científica.
A filosofia medieval teve como umas das principais preocupações fornecer argumentações racionais espelhadas nas contribuições dos gregos para justificar as chamadas verdades reveladas do cristianismo (D).
A Filosofia Medieval
O cerne da Filosofia Medieval diz respeito a relacionar a razão com a fé, evidenciando os princípios metafísicos e ontológicos que viriam das doutrinas platônicas, aristotélicas e neoplatônicas.
Sua preocupação gira em torno da tentativa de levar o homem a Deus pela Revelação e, também, pela racionalidade, função dada ao homem por Deus.
Diferentemente de Tertuliano, para a Patrística e para a Escolástica, a fé pode ser unida à razão e, assim, a faculdade racional ajuda o ser humano a atingir Deus.
Saiba mais sobre a filosofia medieval em: brainly.com.br/tarefa/18547165
#SPJ2