Filosofia, perguntado por solangebender, 11 meses atrás

A filosofia existencialista não trata de pedagogia, mas, ao enfatizar que o conhecimento só tem valor quando capaz de realizar as escolhas estabelecidas pelo próprio existente, deu uma visão mais fecunda à educação. Justamente por discutir a conclusão de Sartre de que o homem é condenado à liberdade, o existencialismo fornece várias sugestões para procedimentos pedagógicos”.

Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: NISKIER, Arnaldo. Filosofia da educação: uma visão crítica. São Paulo: Loyola, 2001. p. 215.




De acordo com a citação e com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação a respeito do legado de Sartre para a educação, classifique as proposições a seguir em Verdadeiras (V) ou Falsas (F):





I. ( ) Numa perspectiva sartreana, é possível dizer que não há relação estabelecida entre professor e aluno que não seja baseada no autoritarismo.


II. ( ) Os indivíduos, quando engajados de fato num projeto, segundo Sartre, conseguem superar a situação de conflito que os envolvem naturalmente.


III. ( ) O legado de Sartre para a educação pode ser classificado como sendo problemático devido às diversas e conflitantes interpretações feitas de suas obras.

Agora, assinale a sequência correta:

A
V – F – F.

B
F – F – V.

C
V – V – F.

D
F – V – V.

E
V – F – V.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
12

De fato a alternativa E está correta.

Sartre teoriza que a liberdade é a escolha incondicional que o próprio homem faz de seu ser e de seu mundo, por isso, quando julgamos estar sob o poder de forças externas mais poderosas que nossa vontade, esse julgamento é uma decisão livre. 

Partindo de uma perspectiva pedagógica, notamos que Sartre desenvolveu suas pesquisas baseadas na educação e razão dialética. 

O autor nos apresenta o sentido da dialética através da práxis e buscou contribuir para o campo acadêmico a partir dessa relação da a prática educativa, a partir da concepção que entendemos como sartriana do campo da antropologia.

Perguntas interessantes