Filosofia, perguntado por neewix, 6 meses atrás

A Filosofia é o clamor contra a finitude do homem. É a forma de o homem reagir a maneira como ele está vinculado ao mundo: Insegura, temerosa, insatisfeita, incompleta e sofredora.É possível afirmar que todos os homens de alguma forma são filósofos devido principalmente:
a) A vontade de conhecer
b) Ao exercício do pensar
c) A condição humana
d) A leituras de obras filosóficas
e) As aulas de filosofia

Somos senhores de nossa vida ou somos controlados por forças que estão além de nosso entendimento? Há um destino traçado previamente para cada um, ou somos nós que fazemos a nossa história?De acordo com o enunciado acima o que diz a filosofia sobre o destino?
a) Há um destino traçado previamente para cada um
b) Somos senhores de nossa vida, somos nós que fazemos a nossa história
c) O destino é implacável, não há como fugir dele
d) Somos controlados por forças que estão além de nosso entendimento
e)Todas alternativas estão corretas

O filósofo italiano Antonio Gramsci (intelectual contemporâneo que no campo filosófico, dedicou-se a entender o conhecimento e a cultura) estudou e escreveu sobre o senso comum. Para o pensador, o senso comum tem a sua característica estritamente positiva, sendo um conhecimento popular que todos têm e produzem. Porém, para se chegar a um conhecimento mais elaborado, mais estruturado e mais seguro, é necessário ir além do senso comum.Silvio Gallo, filósofo, educador e professor de Filosofia da Faculdade de Educação da UNICAMP, afirma que, nesse sentido, o senso comum é um bom ponto de partida, mas que, muitas vezes, os conhecimentos sistematizados e testados, como a Filosofia e a ciência, são necessários para se obter um conhecimento de maior confiança e validade. Qual enunciado não corresponde ao senso comum?
a) As mulheres são frágeis
b) Os asiáticos são mais inteligentes
c) Os muçulmanos são terroristas
d) Os índios são indolentes
e) Os judeus não são mais inteligentes, apenas desenvolveram habilidades devido as dificuldades que lhes foram impostas.

A ciência é um tipo de pensamento que investiga os fenômenos da natureza e cria conhecimento sobre ela. Qual das alternativas não está correta?
a) Quando falamos em conhecimento há sempre dois polos envolvidos; sujeito e objeto. Dependendo da ênfase que é dado há um destes polos temos uma determinada teoria do conhecimento.
b) Para Pascal o conhecimento científico é independente da fé; a fé nos faz dizer, creio e a ciência nos faz dizer, sei.
c) Somente a ciência é um conhecimento confiável sendo as demais; mito, religião, filosofia e senso comum formas de pensar ultrapassadas e arcaicas.
d) A teoria do REALISMO acontece quando na relação sujeito e objeto, o OBJETO que é o determinante.
e) Para a teoria idealista as coisas são construções da mente humana que ocorrem de acordo com a capacidade de percepção do sujeito

O que René Descartes, o criador do racionalismo queria dizer com a frase; penso logo existo.
a) Que nós só pensamos porque existimos
b) Que nada vem a nossa mente sem antes ter passado pelos sentidos
c) Que pensar é o trabalho mais difícil que existe. Talvez por isso tão poucos se dediquem a ele
d) Que o homem verdadeiramente prudente não diz tudo o que pensa, mas pensa tudo o diz
e) Que a única coisa que ele não podia duvidar é que pensava

Soluções para a tarefa

Respondido por Migueru
2

*Ajudinha*

Todos os homens são filósofos é uma frase usada mediante o contexto de que todos os seres humanos possuem razão, e a partir dessa premissa todos eles tem a capacidade de ser filósofos.

A razão trata-se da forma direta que o ser humano pode ter acesso a verdade sem distorção, fazendo que possam ser livres de todo tipo de "cegueira social".

Já o fato de praticar a filosofia surge na necessidade de o ser humano explicar os fatos que ocorrem na sociedade de forma racional, a ponto de desenvolver seu próprio senso crítico.

Bons estudos!

Perguntas interessantes