Filosofia, perguntado por andreacarvalho32, 10 meses atrás

A filosofia discutiu, por meio de muitos pensadores, o poder do Estado e a política. Entre os pensadores liberais, a política ganhou o sentido da vontade popular e da representatividade, enquanto para os defensores da cidadania a participação do cidadão na vida pública era uma condição vital para o bem-estar social. Contudo, um dos temas polêmicos entre os liberais era sobre a origem da propriedade.

AGUIAR, Gilson da Costa; CASTELEIRA, Rodrigo Pedro. Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação. Maringá-PR: UniCesumar, 2019.


Diante desse contexto, Jean-Jacques Rousseau se destaca como ao expressar tal divergência por argumentar que:

Alternativas
Alternativa 1:
Toda forma de propriedade deveria ser abolida, pois não se constituiria como legítima e deveria ser suplantada pela evolução do capitalismo.

Alternativa 2:
O pensamento coaduna com os demais autores liberais, defensores da propriedade privada como condição natural, inerente à vontade humana.

Alternativa 3:
O estabelecimento do contrato social implicaria na concessão de parcela das liberdades individuais em favor do Estado, que limitaria a vida em coletividade.

Alternativa 4:
O livre mercado e a livre negociação seriam as melhores maneiras para mantermos a ordem social e a organização política, garantindo livre escolha aos sujeitos.

Alternativa 5:
A relação entre propriedade e cidadania seria fundamental, uma vez que a propriedade constituiria patrimônio material, condicionante do direito de representação política.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
20

1 é falsa. Rousseau nem sequer debatia o capitalismo, estando ainda às voltas com o debate sobre a ideia de República.

2 é falsa. Para Rousseau a propriedade privada rompe com a natureza humana e funda as misérias.

3 é verdadeira. O contrato social seria uma espécie de "acordo" em que os sujeitos abririam mão da liberdade total em prol do bem-estar social.

4 é falsa, não sendo a questão do livre mercado parte do pensamento de Rousseau.

5 é falsa, uma vez que o autor era crítico da propriedade privada e apresentava esta concepção política - em que o poder depende da propriedade - como causa das desigualdades.

Respondido por camilagois14
13

Resposta:A alternativa correta é a 3 alternativa: O contrato social seria uma espécie de "acordo" em que os sujeitos abririam mão da liberdade total em prol do bem-estar social.

Explicação:

Perguntas interessantes