A filosofia da História – o primeiro tema da filosofia de Augusto Comte – foi sistematizada pelo próprio Comte na célebre “Lei dos Três Estados” e tinha o objetivo de mostrar por que o pensamento positivista deve imperar entre os homens. Sobre a “Lei do Três Estados” formulada por Comte, é correto afirmar que
a) Augusto Comte demonstra com essa lei que todas as ciências e o espírito humano desenvolvem-se na seguinte ordem em três fases distintas ao longo da história: a positiva, a teológica e a metafísica.
b) na “Lei dos Três Estados” a argumentação desempenha um papel de primeiro plano no estado teológico. O estado teológico, na sua visão, corresponde a uma etapa posterior ao estado positivo.
c) o estado positivista apresenta-se na “Lei dos Três Estados” como o momento em que a observação prevalece sobre a imaginação e a argumentação, e na busca de leis imutáveis nos fenômenos observáveis.
d) para Comte, o estado metafísico não tem contato com o estado teológico, pois somente o estado metafísico procura soluções absolutas e universais para os problemas do homem.
Soluções para a tarefa
Letra C - O estado positivista apresenta-se na “Lei dos Três Estados” como o momento em que a observação prevalece sobre a imaginação e a argumentação, e na busca de leis imutáveis nos fenômenos observáveis.
A é falsa. Para Comte a história humana se desenvolveria, de maneira inexorável, em três etapas, sendo a mais primordial a teológica e a mais avançada a positiva.
B é falsa. No Estado Teológico a crença em uma estrutura social dada é vista como inquestionável e base da sociedade.
C é verdadeira, de modo a fundamentar as ciências humanas no mesmo tipo geral de pensamento que fundamentava as ciências naturais.
D é falsa. O Estado Metafísico seria um "momento de transição" entre o teológico e o positivo.
É correta a alternativa C.