Filosofia, perguntado por Santosjuh2004, 5 meses atrás

A filosofia conheceu com Descartes uma nova orientação. O pensamento cartesiano inaugurou a orientação do mundo moderno. Marque a opção CORRETA. * a) A filosofia de Descartes tem orientação essencialmente ontológica, tendo como objetivo constante e primário, a investigação da razão última das coisas, isto é, do homem, do mundo, de Deus. b) Com Descartes, a filosofia tem como orientação a busca da verdade no mundo das próprias coisas, sendo por isso conhecido como filósofo da “natureza”. c) Com Descartes, a filosofia recebe uma orientação crítica e gnosiológica, ou seja, o que se quer verificar em primeiro lugar é o valor do conhecimento humano. d) Com Descartes, a filosofia torna-se filosofia analítica, isto, pois, deve-se investigar antes de tudo o mundo linguístico, estabelecendo o que este pode comunicar e o que este não pode comunicar. e) Com Descartes, o “cogito, ergo sum”, que é fundamento da filosofia cartesiana, temos um caso típico de verdade revelada.

Soluções para a tarefa

Respondido por luadepieri
5

Resposta:

LETRA C: Com Descartes, a filosofia recebe uma orientação crítica e gnosiológica, ou seja, o que se quer verificar em primeiro lugar é o valor do conhecimento humano.

Explicação:

O gabarito esta ai, questão 26 letra C (estão com espaço o link, pois o brainly não aceita postar link)  

https://w ww.ifes.ed u.br/images/stories/files/comunidade/coletanea_provas/concursos/docente/concurso-doce nte-filosofia-ii-2011-02.pdf

Respondido por larissamagrani
0

Descartes, filósofo moderno, resgatou o pensamento filosófico de Platão para se valer de como o homem conhece as coisas (C).

Assim, Descartes, ao duvidar de tudo, duvidou, inclusive, de si mesmo, apropriando-se da DÚVIDA HIPERBÓLICA, isto é, dúvida exagerada.

Ao duvidar de si mesmo, Descartes notou que a existência das coisas pressupõe o seu conhecimento prévio. Assim, como as ideias são dadas por Deus aos homens, ele cunha a ideia de que "penso, logo existo". Se penso, eu existo. Assim, a única coisa que não posso duvidar é que eu penso, mas as experiências no mundo podem me enganar.

A partir dessa teoria cartesiana, Descartes torna-se símbolo do racionalismo moderno de que as ideias já existem e que devemos confiar somente na faculdade da razão.

Link: brainly.com.br/tarefa/16761894

Anexos:
Perguntas interessantes