ENEM, perguntado por leonardoararyba60, 9 meses atrás

A Filariose (Elefantíase) é uma doença parasitária crônica, considerada uma das maiores causas mundiais de incapacidades permanentes ou de longo prazo. É pelo visto verme nematoide Wuchereria bancrofti e transmitida basicamente pela picada do mosquito Culex quiquefasciatus infectado com larvas do parasita.

Os adultos fêmeas vermes obstruem os vasos linfáticos, o que justifica o (a)

a) baixa frequência cardíaca.

b) aumento da produção de urina.

c) acúmulo de água entre os tecidos.

d) aumento da pressão hidrostática das artérias.

e) diminuição da concentração de solutos no plasma sanguíneo.

Soluções para a tarefa

Respondido por josealbertoexatas
2

Resposta:

LETRA C) ACÚMULO DE ÁGUA ENTRE OS TECIDOS

Explicação:

Primeiramente, para entender sobre os sintomas da Filariose(Elefantíase) é necessário compreender o papel dos vasos linfáticos.

O Sistema linfático possui como um de seus componentes os vasos linfáticos. Assim, esses vasos linfáticos possuem a função de DRENAR líquidos que estão dentro de espaços teciduais para fora desses ambientes, justamente para que esse Líquido possa ser absorvido pelos capilares sanguíneos.

Esse líquido é chamado de Linfa.

Com isso, a obstrução dos casos linfáticos iriam impedir que esse processo de drenagem posse realizado.

__________________________________________________________

Analisando cada alternativa :

A) baixa frequência cardíaca. A frequência cardíaca é controlada pelo Nódulo Sinoatrial(AC), não pelos vasos linfáticos.

B) O aumento da urina não seria justificada nesse caso.

C) Resposta correta.

D) Como a linfa não será devidamente filtrada, esse líquido nem sequer chegaria aos tecidos como deveria. Assim, não iria causar aumento da pressão hidrostática.

E) Não há necessariamente a diminuição, pois o líquido drenado pelos vasos linfáticos são os líquidos que não foram captados pelos capilares sanguíneos. Em outras palavras, seria o "resto". Portanto, não iria necessariamente aumentar a concentração de solutos no plasma sanguíneo.

Perguntas interessantes