A figura seguinte representa uma celula na anáfase de uma divisão mitótica. Supondo que não haja aberrações cromossômicas, qual o número n característico da espécie à qual essa célula pertence?
Soluções para a tarefa
Resposta: 2n=6.
Explicação: O processo de divisão celular é algo complexo e didaticamente separado para melhor compreensão de quem está aprendendo. Todo o processo de divisão celular é contínuo e não constituído de fases especificamente ditas. No processo de síntese de DNA, ou duplicação do material genético, antes de entrar na fase M, a célula que era 2n se torna 4n (tetraplóide) pois ao separar os cromossomos, cada lado deve receber o equivalente a 2n (no processo de mitose).
Com essa breve explicação, temos que a fase anáfase (3ª fase) é caracterizada pela divisão dos cromossomos que estavam alinhados na linha equatorial da célula, então nesta fase ela já deixa de ser 4n. As cromátides-irmãs são separadas e volta ao número normal 2n de cromossomos. Portanto basta-nos contar quantos cromossomos tem de cada lado e essa será a resposta final! Pelo o que eu contei ali, temos 6 cromossomos de cada lado, portanto 2n=6.