A figura mostra uma garrafa mantida em repouso por dois suportes A e B. Na situação considerada a garrafa está na horizontal e os suportes exercem sobre ela forças verticais. O peso P da garrafa e seu conteúdo tem um módulo igual a 1,4 kgf e seu centro de massa C situa-se a uma distância horizontal D= 18 cm do suporte B.
Sabendo que a distância horizontal entre os suportes A e B é d= 12 cm, determine o sentido da força que o suporte A exerce sobre a garrafa e calcule o seu módulo.
OBS:
Eu vi a resolução e quero entender o porquê de ter sido utilizado a fórmula
F.d = P.D, não saberia fazer essa relação na prova, por isso, quero entender.
Sei que a fórmula M= F.D
Soluções para a tarefa
Olá! Espero ajudar!
Nesse caso, precisamos pensar nos conceitos relacionados ao equilíbrio de corpos extensos.
Para um corpo extenso estar em equilíbrio, a forças resultante que nele atua deve ser igual a zero. Além disso, a soma dos momentos das forças em relação ao ponto de apoio deve ser igual a zero.
O momento da força ou torque é uma grandeza física que está associada à força e à distância até o ponto de apoio ou de rotação. Quando usamos uma chave de roda, por exemplo, faremos uma força menor quanto maior for o tamanho da alavanca. Assim temos que -
M = F·d
Onde,
F = força
d = distância até o ponto de rotação
O centro de massa da garrafa é o local onde atuará a sua força peso. Para que o corpo esteja em equilíbrio o momento da força A deve ser igual ao momento da força peso. O sentido da força F deve ser para baixo para que a garrafa mantenha-se parada.
Ma = Mp
Fa·d = P·D
Fa·12 = 1,4·18
Fa = 1,4·18/12
F = 2,1