Pedagogia, perguntado por joaomendesjoaomendes, 5 meses atrás

A figura central nas teorias cognitivas é o suíço Jean Piaget (1896-1980), por sua preocupação principal de entender como uma criança se tornaria um adulto no que tange ao ponto de vista cognitivo. Para o referido autor, os processos psicológicos não são dados a priori, mas sim construídos na interação com o ambiente, por meio de processos adaptativos.

​DESSEN, M. A.; COSTA-JÚNIOR, A. L. A ciência do desenvolvimento humano: Tendências atuais e perspectivas futuras. Porto Alegre: Artmed, 2005.

Jean Piaget é um dos nomes que mais fundamentam a teoria do desenvolvimento da criança. Por meio de suas observações e análises, ele percebeu que é possível delimitar alguns períodos durante o crescimento de uma criança. Sobre esses períodos, analise as afirmativas abaixo:

I. O período sensório-motor abrange do nascimento aos dois anos de idade da criança. Nesta fase, podemos afirmar que a criança baseia seu mundo em percepções sensoriais e em esquemas motores para resolver os problemas que a permeiam.

II. O período operatório-formal acorre na adolescência. Nesta fase, é possível pontuar que o adolescente é capaz de raciocinar logicamente, utilizando, para tal, hipóteses, independente de situações concretas.

III. Entendemos que, para Jean Piaget, esses períodos não podem ser demarcados de maneira rígida, uma vez que eles se referem à média de idade das crianças e dependem do processo de maturação.

IV. Embora Jean Piaget tenha definido períodos no processo de desenvolvimento da criança (do nascimento à fase adulta), ele é taxativo na delimitação temporal dos mesmos, pois essas fases são únicas e universais.

V. Compreendemos que o período voltado para as operações concretas é definido por ter a abstração como centro. Nesse momento a criança não precisa de referências concretas para a compreensão de situações problemas a ela propostas.​

É correto o que se afirma em:

Soluções para a tarefa

Respondido por faficosta
2

Resposta:

Eu coloquei alternativa 3 =  I, II, III e V

Explicação: páginas 87 até 97 do livro

Perguntas interessantes