ENEM, perguntado por danielly3819, 10 meses atrás

A figura apresenta uma grade formada por círculos concêntricos, divididos em zonas. Tal grade é sobreposta à camadade altimetria de uma carta topográfica em escala grande (no exemplo, 1:10.000) e visa a auxiliar a quantificação de uma dasanomalias da gravidade em um dado ponto. Assim, tal grade é utilizada na redução da anomalia da gravidade em virtude de(A) isostasia, em que o valor da gravidade em determinado ponto é reduzido, ignorando-se as massas situadas entre os níveisdo ponto de observação e da superfície do elipsóide de referência.(B) isostasia, em que, devido às irregularidades do terreno circunvizinho, o valor da gravidade em um determinado ponto éreduzido para aquele que seria obtido se a camada de massa fosse plana e uniforme abaixo do ponto considerado.(C)Calota de Bouguer, em que ocorre redução do valor da gravidade em determinado ponto, ignorando-se as massas situadasentre os níveis do ponto de observação e da superfície do elipsóide de referência.(D) correção do terreno, em que o valor da gravidade em um determinado ponto, devido às irregularidades do terreno circunvizinhoé reduzido para aquele que seria obtido se a camada de massa fosse plana e uniforme abaixo do ponto considerado.(E) anomalia do ar-livre, cuja correção corresponde à componente vertical da atração exercida por um platô horizontal demesma altura do ponto a ser considerado, e tendo este sobre sua superfície.

#ENADE

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por gustavoif
0

Assim, tal grade é utilizada na redução da anomalia da gravidade em virtude de (D) correção do terreno, em que o valor da gravidade em um determinado ponto, devido às irregularidades do terreno circunvizinho é reduzido para aquele que seria obtido se a camada de massa fosse plana e uniforme abaixo do ponto considerado.

Topografia é a ciência que estuda todos os acidentes geográficos definindo a sua situação e localização na Terra ou outros corpos astronómicos incluindo planetas, luas, e asteroides.

É ainda o estudo dos princípios e métodos necessários para a descrição e representação das superfícies destes corpos, em especial para a sua cartografia. Tem a importância de determinar analiticamente as medidas de área e perímetro, localização, orientação, variações no relevo e ainda representá-las graficamente em cartas (ou plantas) topográficas.

A topografia é também instrumento fundamental para a implantação e acompanhamento de obras de todo o tipo, como as de projeto viário, edificações, urbanizações (loteamentos), movimentos de terras, etc.

Perguntas interessantes