A figura apresenta esquematicamente o sistema de transmissão de uma bicicleta convencional. Na bicicleta, a coroa A conecta-se à catraca B através da correia P. Por sua vez, B é ligada à roda traseira R, girando com ela quando o ciclista está pedalando. Nesta situação, supondo que a bicicleta se move sem deslizar, as magnitudes das velocidades angulares, ?A, ?B e ?R, são tais que? heeelllpppp :)
Soluções para a tarefa
OLÁ!
A catraca B e a roda estão acopladas por eixo, portanto, possuem mesma velocidade angular (ωB = ωR). Como a catraca B está conectada à coroa A por correia, elas possuem a mesma velocidade angular, então:
vA = vB
ωA.RA = ωB.RB
Como RA > RB, a igualdade só poderá ser mantida se ωB > ωA.
Portanto: ωA < ωB = ωR
Bons estudos!!!
As magnitudes das velocidades angulares é ωA < ωB = ωR.
Como encontrar a magnitude das velocidades angulares?
Sabendo que a catraca B compartilha o mesmo eixo com a roda traseira R, podemos afirmar que ambos possuem a mesma velocidade angular (ω). Ou seja, a catraca B e a roda R completam, ao mesmo tempo, um giro completo. Logo:
ωB = ωR
Agora, devemos relembrar da fórmula da velocidade linear em função da velocidade angular, que é a seguinte:
v = ω · r
- "v" é a velocidade linear
- "ω" a velocidade angular
- "r" o raio
Sabendo disso, pode-se afirmar que, como a coroa A e catraca B estão unidas por uma correia, a velocidade linear das duas são iguais. Manipulando a equação a partir da velocidade angular, temos:
vA = Vb
ωA · rA = ωB · rB
Pela imagem anexada, sabemos que o raio de A é maior que raio de B. Portanto, para a igualdade da equação se manter, a velocidade angular de B deve ser maior que a velocidade angular de A. Portanto:
ωA < ωB
Saiba mais sobre velocidade angular em: brainly.com.br/tarefa/28702807
#SPJ3