ENEM, perguntado por catvinic5355, 1 ano atrás

A figura apresenta as fronteiras entre os países envolvidos na Questão Palestina e um corte, no mapa, da área indicada. Com base na análise dessa figura e considerando o conflito entre árabes e israelenses, pode-se afirmar que, para Israel, é importante manter ocupada a área litigiosa por tratar-se de uma região (A) de planície, propícia à atividade agropecuária. (B) estratégica, dado que abrange as duas margens do rio Jordão. (C) habitada, majoritariamente, por colônias israelenses. (D) que garante a hegemonia israelense sobre o mar Mediterrâneo. (E) estrategicamente situada devido ao relevo e aos recursos hídricos.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por bitencourtericotafpm
44
Olá!

O corte mostrado no exercício mostra três diferentes áreas: a Planície Costeira, o Platô Central e a Jordânia. As duas primeiras áreas estão  respectivamente em Israel e na Cisjordânia.

Sabe-se que a região de litígio comentada no enunciado é a parte central do corte topográfico, na Cisjordânia.

É possível eliminar as quatro primeiras alternativas com uma devida análise. A região não apresenta uma planície, descartando a alternativa A. O Rio Jordão se encontra apenas na margem oeste, descartando a alternativa B.

E as alternativas C e D são descartadas, respectivamente, pois a região do Rio Jordão é ocupada por palestinos e a mesma área não conta com saídas para o Mediterrâneo.

Portanto, alternativa E.

Abraços!
Respondido por Rabru2
4

Resposta:e

Explicação:

Perguntas interessantes