A figura acima ilustra uma visão microscópica da fibra muscular e o mecanismo de contração muscular. Esse mecanismo, conhecido como sarcômero, é formado por miofilamentos, isto é, pelas unidades contráteis de miosina e a actina. Considerando essas informações e o conteúdo discutido na disciplina, analise as asserções abaixo e a relação proposta entre elas I. Na contração muscular ocorre a interação entre os miofilamentos de miosina e actina. PORQUE, II. O encurtamento dos sarcômeros é estimulado pelo sistema nervoso. Sobre as asserções acima, é correto afirmar que:
As asserções I e II são falsas.
Alternativa 2:
A asserção I é verdadeira e a asserção II é falsa.
Alternativa 3:
A asserção I é falsa e a asserção II é verdadeira.
Alternativa 4:
As asserções I e II são verdadeiras e a II justifica a I.
Alternativa 5:
As asserções I e II são verdadeiras e a II não justifica a I.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A asserção I é verdadeira e a asserção II é falsa.
Explicação:
Está na página 134, Livro de BIOMECÂNICA
E CINESIOLOGIA.
Sobre o mecanismo de contração muscular é correto o que se afirma em: Alternativa 4:
- As asserções I e II são verdadeiras e a II justifica a I.
As miofibrilas são formadas por unidades que se repetem chamadas sarcômeros, na qual varia a distribuição dos filamentos de actina e miosina. Uma contração muscular é desencadeada quando um potencial de ação viaja dos nervos para os músculos.
A contração muscular começa quando o sistema nervoso gera um sinal. O sinal, um impulso denominado potencial de ação, viaja por um tipo de célula nervosa denominada neurônio motor.
Assim, ocorre o encurtamento dos sarcômeros gerando uma interação dos miofilamentos de miosina e actina, o que permite ao músculo se contrair.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/39640714