a figura acima ilustra um atleta executando manobras numa pista de skate. no ponto mais alto da pista a figura simula que o atleta possui energia potencial e no ponto mais baixo energia cinética. a medida que o atleta desce na pista,vai perdendo energia potencial e ganhando energia cinética,ou seja,sua energia potencial vai transformando em energia cinética. suponha que o ponto mais dessa pista esteja a 3,2 metros da base da dessa pista. desprezando o atrito da rampa, isto é, supondo que toda a energia potencial do atleta seja transformada em energia cinética, considerando o atleta parado no ponto mais alto da rampa, com que velocidade deveria chega ao ponto mais baixo da pista?
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Considerando esse exemplo um sistema ideal, temos que a energia nunca se perde, ou seja, sempre se conserva. Dessa forma, a energia potencial gravitacional (Epg) do atleta no topo da pista será igual à energia cinética (Ec) dele na base dela.
Logo, sabemos que Epg = m.g.h (massa x gravidade x altura) e Ec = m.v²/2 (massa x velocidade ao quadrado / 2) são iguais
m.g.h = m.v²/2
g.h = v²/2
v² = 2.g.h
v = √(2.g.h)
Dessa maneira, a velocidade depende unicamente da aceleração da gravidade (aproximadamente 10 m/s²) e da altura (3,2 metros). Substituindo os valores, encontraremos a velocidade do atleta.
v = √(2.g.h)
v = √(2.10.3,2)
v = √64
v = 8 m/s
Resposta: A velocidade do atleta na base da pista será de 8 metros por segundo.
juliana159842:
muito obrigada
Perguntas interessantes
Português,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Química,
8 meses atrás
Administração,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás